Polícia Civil ganha setor de atendimento ao turista

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), esteve, nesta segunda-feira (23) no evento da Polícia Civil de inauguração do setor de Atendimento ao Turista que ficará junto do 12º Distrito Policial (DP), em Santa Felicidade. A nova estrutura é uma das melhorias feitas na região nos últimos meses.

De acordo com Romanelli, articulador da Emenda Parlamentar que possibilitou as mudanças, a delegacia, que passou por reformas, conta também com nova viatura e reforço nos serviços de segurança. “Agora os policiais do 12º DP não cuidam mais dos presos na delegacia e podem atuar, exclusivamente, na resolução e combate aos crimes”, afirmou.

“Meus agradecimentos ao vereador Mauro Ignácio, que tem sido o porta-voz da região junto ao nosso mandato, ao secretário de segurança, Júlio dos Reis, e toda a equipe da Sesp”, gratificou Romanelli.

Criado através da resolução 077 de 04 de abril de 2018 da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o setor de atendimento ao turista terá como atribuição apurar os crimes contra turistas – nacionais ou estrangeiros. De acordo com a Associação de Bairro de Santa Felicidade, o bairro italiano recebe, em média, a visita de cerca de 20 mil turistas por mês.

Para o vereador de Curitiba, Mauro José Ignácio (PSB), as mudanças são reivindicações antigas do Conseg São Braz. “O deputado Romanelli foi decisivo tanto na reforma, quanto na autorização para o funcionamento do atendimento ao turista. Ele atendeu meu apelo e representou, junto ao Governo do Estado e Secretaria de Segurança, os anseios da nossa comunidade que possui uma área que exige muita atenção”, explicou ele.

Mauro Ignácio destacou, ainda, a retirada dos presos da delegacia. “Já chegou a ter quase 200 pessoas presas o que resultou em rebeliões e fugas. A comunidade vivia em medo permanente. Mas após a intervenção de Romanelli, o secretário Julio Reis se comprometeu e a delegacia terá função exclusiva no combate ao crime e não mais com presos permanentes”, concluiu.

Segundo o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis, o ambiente visa atender turistas que passam pelo local. “Todos sabem que Santa Felicidade é um polo gastronômico, é muito visitado por turistas, então ter um ambiente adequado com policiais qualificados, especificamente pra isso é fundamental, além de ser uma delegacia que não tem mais preso custodiados, justamente para que a equipe tenha uma condição mais adequada para esse atendimento especial ao turista”, falou Reis .

O evento também contou com a presença do delegado-geral da Polícia Civil, Naylor Robert de Lima que falou sobre o novo local de atendimento ao turista. “Quero cumprimentar a todos que de alguma forma nos auxiliaram para a efetivação desse Setor de Turismo, e dizer que a Polícia Civil está em um constante avanço. Um exemplo são as reformas realizadas aqui no 12ª DP, bem como a remoção de todos os presos da carceragem ”, comentou.

Para a delegada responsável pelo 12º DP, Patricia da Paz, as conquistas obtidas no último ano para a delegacia foram inúmeras. “Além da reforma do prédio, conseguimos retirar todos os presos da carceragem da delegacia, o que, sem sombra de dúvidas, é um grande avanço para toda instituição. Pelas reuniões que eu frequento do Conselho de Segurança, os elogios da população engrandece muito os trabalhos da delegacia, graças a essas conquistas”, falou Patricia completando que a criação do setor de turismo vem somar os esforços tanto da delegacia quanto da população regional.