Jacarezinho — O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli parabenizou alunos do Instituto Federal do Paraná pela criação de um kart cross que está chamando a atenção de todo o Norte Pioneiro e até mesmo de outros Câmpus espalhados pelo Estado. Romanelli visitou o Câmpus do IFPR em Jacarezinho e conheceu o novo veículo, ocasião em que fez um test drive numa “pista de teste adaptada” localizada dentro da unidade.
Romanelli destacou que a construção do veículo mostra a qualidade e eficiência do ensino técnico profissionalizante ofertado pelo Instituto Federal do Paraná. “A construção de kart cross mostra que o Instituto Federal do Paraná está formando alunos empreendedores e eficientes”, destaca.
A iniciativa do projeto foi do professor–mestre Marcio José Kloster, com objetivo de inovar o ensino técnico profissionalizante e formar estudantes criativos e capazes de influenciar o mercado de tecnologia. Fugindo do ensino habitual, sem deixar de lado a transmissão de conhecimento que é comum a todo professor, Kloster iniciou o projeto Kart Cross, que visa a construção de um veículo pelos próprios estudantes do Ensino Técnico da instituição.
A proposta não é somente envolver os estudantes de Eletromecânica, mas de vários outros cursos, como Informática, por exemplo. “Nós desafiamos os alunos de outros cursos a criar mecanismos de tecnologia para o kart cross, não somente com instrumentos de mecânica, mas também de informática, como adaptação de circuitos computadorizados e outros equipamentos tecnológicos que os próprios alunos venham desenvolver”, explica o professor.
O Kart Cross foi criado com peças sucateadas, que foram doadas por algumas empresas de Jacarezinho e região. Segundo professor, a proposta não é utilizar peças novas, mas, sobretudo criar essas peças e, em alguns casos, recuperar algumas que ocupavam espaço em ferro velho, mas que não tinham nenhuma serventia. O projeto também é idealizado pelo professor–doutor Leonardo Carmezini e conta com a participação dos alunos Hélio, Giovanni, Victor, Gabriel, Wallasan, Pedro Gabriel, Leonardo e Vinicius.
Kloster comemora o fato de que alguns alunos tiveram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho depois de trabalhar nesse projeto. Alguns, inclusive, até concluíram o curso, mas foram inseridos em empresas da área, o que, para o professor, é motivo de orgulho. “Sei que estou ajudando a formar não apenas profissionais para o mercado de trabalho, mas agentes de transformação do mundo em que vivemos”, comemora o professor.
Projeto — O projeto Kart Cross não tem prazo determinado para conclusão. Pelo contrário, a ideia é montar e desmontar tantas vezes quantas necessárias para instalar novos equipamentos ou criar novos mecanismos de locomoção. “O que queremos é criar um veículo onde o aluno seja o construtor. Não queremos nada pronto. Queremos que eles tenham iniciativa e criatividade para acrescentar o Kart Cross toda a tecnologia que eles próprios desenvolverem em sala de aula”, explica Kloster.
Dentre os objetivos gerais do projeto estão a implantação de um laboratório de excelência em metal mecânica no campus Jacarezinho que sirva de modelo aos demais e que possibilite a sua utilização multicampus e o intercâmbio entre estudantes; oferecer aos estudantes a possibilidade de serem os pioneiros nas etapas de construção do Kart Cross em nível de Instituto Federal do Paraná e escolas de nível médio/técnico e incentivar outras instituições federais de ensino médio/técnico a desenvolver projetos similares e, assim, propiciar trocas de experiências e atividades multicampus interdisciplinares
“A projeto Kart Cross visa a construção de um veículo apropriado para competições. Por isso, o projeto permanente, buscando atualizações tecnológicas para o aprimoramento contínuo dos alunos e do veículo”, enfatiza o professor.
O Kart Cross já foi utilizado várias vezes pelos alunos, que testaram o desempenho dele nas ruas de Jacarezinho, sobretudo nas imediações do campus do IF/PR. Kloster justifica que o Kart Cross é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que envolve a demanda interdisciplinar e possibilita atividades satisfatórias para consolidar os conceitos teóricos estudados previamente. “Isso proporcionará aos alunos e professores um estudo mais claro e dinâmico nas disciplinas que englobam conteúdos envolvidos no projeto”, observa.
Para Romanelli, mais que um veículo de teste, o kart cross representa o orgulho dos alunos do Instituto Federal de Jacarezinho, que demonstram que muito mais que aprendizado técnico, têm recebido instrução de empreendedorismo. “O Ensino Técnico Profissionalizante forma estudantes capazes de transformar o espaço e a região onde vivem”, finaliza o secretário do Trabalho e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli.