“No meio de uma crise e com dificuldades, conseguimos atender uma demanda na área da saúde.”

28801353571_208b9a0b84_zDEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Sr. Presidente, aliás, me permita chamá-lo de Presidente da Assembleia no exercício que teve de Governador do Estado, Governador Traiano. Dizer que ouço das tribunas desta Casa, muitas vezes, discursos que são apocalípticos e, ao mesmo tempo, todos sabemos que enquanto o discurso preenche o ego de alguns, sabemos que temos a responsabilidade – os Deputados que integram a Base de Apoio ao Governo na Casa – de garantir a governabilidade, principalmente em uma época de crise.

A nossa Bancada aqui na Assembleia – e falo pelos Deputados que integram a Base de Apoio ao Governo – é formada por homens e mulheres de fibra, que têm a responsabilidade de dar sustentação ao Governo, e ao mesmo tempo, muitas vezes, até tendo que adotar medidas duras, mas os que aqui vieram e que integram a Base de Apoio ao Governo e que fazem essa necessária interlocução do orçamento com as demandas da sociedade, representando, é claro, sempre a atuação daqueles que foram legitimamente eleitos, e aí, no caso, quem está legitimado para governar o Paraná – gostem alguns ou não – é o Governador Beto Richa.

Mas o Governador Traiano, semana passada, fez uma série de viagens durante esse período em visitas, e como penso que o que deve ter acontecido, Deputado Pedro Lupion, na nossa região, que aconteceu na nossa região também aconteceu em outras regiões, e eu conversava com o Governador Traiano, Presidente Traiano, que foi às regiões Sudoeste e Oeste e fez vários eventos, não sei se todos perceberam o grande movimento da semana passada, feito no Paraná, na área da saúde, foi justamente a solução de dois problemas graves da maior parte das regiões, e digo pela nossa região, Deputado Pedro Lupion, na qual também o Deputado Tiago Amaral tem uma participação na região, mas que é importante, porque atende às demandas.

Mas resolvemos dois problemas graves, e aí destacar a atuação do Secretário de Estado da Saúde, Deputado Michele Caputo – Secretário, mas ele tem um perfil de Deputado, o Michele Caputo – o Secretário Michele Caputo e o Dr. Paulo Almeida, que é Superintendente da Sesa, e zeramos, literalmente zeramos duas filas no Paraná na área da saúde, Deputado Tadeu Veneri, com recursos do Estado, em parceria, claro, com o SUS, mas neste caso com dinheiro do Estado, dinheiro do povo paranaense, do contribuinte paranaense, que, aliás, não tem dinheiro público; todo o dinheiro, seja federal, estadual ou municipal, é tudo dinheiro dos tributos que o povo paga; nós, inclusive, que pagamos e recebemos também.

Mas o fato é que zeramos duas filas no Norte Pioneiro, e pelo o que percebi também na região Sudoeste e no Oeste do Paraná, zeramos, com o Mutirão das Cataratas, um problema grave que afetava especialmente as pessoas idosas, fazendo com que pudesse, quase que como um milagre, a avó voltar a enxergar o netinho, o que não conseguia; e relatos desta forma, Deputado Adelino, no Paraná inteiro. Ao mesmo tempo, na nossa região lá de Cornélio Procópio, já vínhamos há anos brigando para conseguir o dinheiro para fazer com que as pessoas pudessem, as pessoas pobres, os trabalhadores e trabalhadoras, que dependem exclusivamente, Deputado Hussein Bakri, de ação do Governo, do dinheiro público, zerar a fila; 1.300 pessoas receberam a prótese auditiva, o chamado aparelho auditivo para as pessoas passarem a escutar.

Então, a medicina, a ciência tem solução para tudo, mas precisa ter recurso e vontade política para que as coisas aconteçam, e zeramos duas filas: a fila da cirurgia de catarata e também a fila dos aparelhos, ou melhor dizendo, que se chama tecnicamente de prótese auditiva. Com isso, indiscutivelmente tivemos um avanço. E quero, Governador Traiano, destacar a sua passagem pelo Governo, porque, diria assim, ficou até uma marca desse seu período, uma questão tão importante, que pode parecer nada para quem tem dinheiro para pagar essa conta, mas para os trabalhadores e trabalhadoras e a população que depende, que não tem plano de saúde, que não pode pagar particular, Deputado Claudio Palozi, a única chance é ter o Estado funcionando.

Então, no meio de uma crise e com dificuldades, conseguimos atender uma demanda importante da nossa população na área da saúde, com todas as dificuldades que temos. É claro, dificuldades temos mesmo; agora, a responsabilidade que temos é que, mesmo na crise, consigamos continuar investindo e fazer com que o Estado do Paraná possa continuar avançando.

Quero destacar aos Deputados que integram a Base de apoio ao Governo da responsabilidade que têm aqui, porque quero dizer a todos que não tenho medo de cara feia, não tenho medo de assombração, por isso que quando levanto cedo para trabalhar, Deputado Scanavaca, levanto com o sentimento de que estou fazendo as coisas que têm que ser feitas, e nós todos temos que ter essa responsabilidade.

Deputado Ademar Traiano (PSDB): Deputado Romanelli, concede-me um aparte?

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Pois não, Deputado Traiano.

Deputado Ademar Traiano (PSDB): Deputado Romanelli, na verdade esta é uma ação digna de elogios ao Governo do Paraná, por este feito de estar fazendo uma ação em todo o Estado, zerando as filas de catarata e de aparelhos auditivos. Dou como testemunho, porque vivenciei isto na região Oeste e na região Sudoeste.

Somente na sexta-feira pela manhã, na cidade de Pranchita, no Hospital Regional de Pranchita foram atendidas 340 cirurgias de catarata, pessoas de toda a idade, gente simples, gente humilde, uma senhora de 107 anos, teve uma senhorinha, que estava em cadeira de rodas, com 70 anos de idade, o testemunho dela que não conhecia as netas porque estava cega, e retomou a visão com a cirurgia de catarata.

Portanto, é algo inusitado o que o Governo do Estado fez, pagando toda a conta a valores, é lógico, do SUS. Então, temos que deixar este registro aqui feito, porque se agíssemos dessa forma – todos os Governos, na área de saúde – teríamos resolvido todas as filas no País como um todo. Agora foi catarata, na sequência serão as cirurgias ortopédicas, que também é um grave problema. Só no Sudoeste do Paraná foram mais de 2 mil cirurgias de catarata. Muito obrigado pelo aparte.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): Eu que agradeço, Presidente Traiano. E destaco, Sras. e Srs. Deputados, para os que não sabem, o Governo fixou uma meta do mutirão das cirurgias eletivas, eram 30 mil cirurgias. Semana passada foi assinado um novo aditivo, ao invés de 30 mil cirurgias eletivas, serão 60 mil cirurgias eletivas até o final do ano. E aí destacar, Deputado Rasca, a importância da rede hospitalar pública e privada participando desse grande mutirão a favor da vida e do bem-estar das pessoas, porque se tem uma área que é hoje indiscutivelmente de maior atenção para o Governo, é a área da saúde… (É retirado o som.)

  1. PRESIDENTE (Deputado Jonas Guimarães – PSB): Um minuto para concluir, Deputado.

DEPUTADO LUIZ CLAUDIO ROMANELLI (PSB): O Governador Beto Richa não está faltando aos paranaenses justamente em uma área que para nós é fundamental, porque o que está jogo é o bem-estar e a vida das pessoas.

Da mesma forma – não sei se foi o Deputado Hussein que falou – mas sexta-feira, Deputado Hussein, estávamos em Cornélio Procópio fazendo a reunião da prótese auditiva, e no mesmo momento tinha um helicóptero salvando a vida de uma criança em Sapopema. Isso é que vale a pena, minha gente, e não o discurso vazio.