Ao lado do governador Beto Richa, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli participou da inauguração do Hospital do Câncer de Umuarama que aconteceu na manhã desta sexta-feira (04). A população poderá contar com consultas e exames em especialidades de média e baixa complexidade.
Foram R$ 14 milhões destinados à obra e equipamentos. São 309 leitos, sendo 20 deles para UTI. salas cirúrgicas e casa de apoio, oito alas de internação, ambulatório de quimioterapia, dois ambulatórios de consulta, um centro cirurgico com nove salas, farmácia, serviço de nutrição, lavanderia, almoxerifado, refeitório, além das áreas administrativas.
Para o deputado Romanelli, a instituição será referência quando se trata de atendimento público com qualidade. “São 80 municípios da região que se beneficiarão com o Hospital do Câncer de Umuarama. É uma obra grande, completa, com equipamentos que tratarão pessoas que sofrem com todos os tipos de câncer. Dar a essas pessoas a oportunidade de ter um tratamento mais perto da sua casa, com certeza é um alívio e conforto não só para os enfermos, mas também aos seus familiares”, ressaltou.
Por mês, são quatro mil pessoas da região se deslocam para outros centros atrás tratamento de saúde. Só de Umuarama são cerca de mil pessoas, das quais 250 buscam o tratamento de câncer no Hospital da Uopeccan em Cascavel. “É mais uma parceria do Governo do Estado que deu certo. Primeiro em Cascavel e agora estende-se para o noroeste do Paraná”, completou Romanelli.
“A inauguração deste grandioso hospital é um momento muito especial para Umuarama e toda a região. Uma obra aguardada há muitos e muitos anos pela população, que passa a contar com essa estrutura, uma parceria do governo com a Uopeccan”, disse o governador Beto Richa.
O hospital faz parte da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) e deve atender não só o Paraná, mas também o estado do Mato Grosso do Sul.