O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB) destacou nesta sexta-feira (29) a atuação dos desembargadores federais paranaense Joel Ilan Paciornik e Fernando Quadros indicados para exercer função pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça da 4ª Região. “Os nomes serão apresentados para a presidente Dilma Rousseff escolher um dos magistrados para apreciação do Senado”, afirmou Romanelli.
Paciornik teve 21 votos e Quadros, 18. No total, 18 desembargadores federais concorreram à vaga do ministro Ari Pargendler, aposentado em setembro do ano passado.
Joel Ilan Paciornik graduou-se pela Faculdade de Direito de Curitiba (1987), onde nasceu, e é mestre em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1992, foi aprovado no concurso para juiz federal substituto da 4ª Região. Exerceu a titularidade da 3ª Vara Federal Cível de Curitiba, foi diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná e juiz do Tribunal Regional Eleitoral. Em agosto de 2006, foi nomeado para atuar como desembargador no TRF.
Nascido em União da Vitória (PR), Fernando Quadros da Silva se formou pela Faculdade de Direito de Curitiba. É especialista em direito penal pela Universidade de Brasília, mestre pela Federal do Paraná e doutor pela Federal do Rio Grande do Sul. Foi procurador do estado do Paraná e do Ministério Público do Trabalho em Porto Alegre. Ingressou na Justiça Federal em 1993 e tomou posse no TRF4 em novembro de 2009.