Romanelli entrega relatório final da Agenda Paraná

romaagendaparana

A Agenda Paraná é um ponto de partida, não de chegada. É o início da estruturação de um instrumento importante das reivindicações das demandas do Paraná junto a União”, ressaltou Romanelli.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli e os parlamentares que integram a Comissão Especial Agenda Paraná entregaram o relatório final, que reúne as demandas estratégicas do Estado, sobretudo com relação a investimentos federais em logística, infraestrutura, ensino superior e novos desafios. O próximo objetivo, conforme ressaltou o relator da iniciativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), será o de entregar as propostas elencadas na agenda aos candidatos na disputa pela Presidência da República, contribuindo para melhorar as relações entre o Estado e a União.

“O Paraná é a quinta economia do País, o sexto Estado da federação em população e o terceiro maior gerador de empregos com carteira assinada e o maior produtor de grãos do país. O Estado apresentou crescimento do Produto Interno Bruto – PIB acima da média nacional, contudo, há descompasso entre o que é arrecadado no Estado e o retorno recebido em investimentos do governo federal. A Agenda Paraná é um ponto de partida, não de chegada. É o início da estruturação de um instrumento importante das reivindicações das demandas do Paraná junto a União”, ressaltou Romanelli.

 

Entre alguns pontos definidos como prioritários no documento estão melhorias nas condições de infraestrutura ferroviária, rodoviária e aeroportuária, realinhamento da distribuição de recursos federais ao Paraná, em especial com investimentos nas universidades públicas estaduais, além da desoneração de impostos.

A comissão foi instalada no início do mês de junho e, segundo o seu relator, promoveu desde então audiências públicas, dialogou com segmentos representativos da sociedade, entidades de classe de trabalhadores e patronais, e com secretarias estratégicas do próprio Poder Executivo estadual.

Além de Romanelli, os deputados Fernando Scanavaca (PDT), Rose Litro (PSDB), Elio Rusch (DEM), Douglas Fabrício (PPS) e Wilson Quinteiro (PSB), que preside a Comissão Especial Agenda Paraná, participaram da reunião.

Outra das sugestões apresentadas é que, com a discussão do novo projeto de Regimento Interno da Casa, seja instituída a comissão técnica permanente para tratar de assuntos estaduais com relação à União. De acordo com Quinteiro, o Legislativo passaria, de forma permanente, a institucionalizar as demandas paranaenses com o Executivo federal, garantindo maior força nas tratativas envolvendo os assuntos de interesse do Estado. “Temas importantes foram debatidos neste trabalho e entendo que poderíamos incluir na reforma do Regimento a criação de uma comissão que dê efetividade nestas discussões federativas”, ponderou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *