Projovem certifica 61 trabalhadores em Ribeirão do Pinhal

O programa Projovem Cidadão — Juventude Cidadã certificou na noite desta quinta-feira, 28, em Ribeirão do Pinhal, mais 61 trabalhadores que participaram de cursos de qualificação em quatro áreas diferentes. A solenidade de formatura, que contou com a presença do secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e do prefeito Dartagnan Calixto Fraiz, aconteceu no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal.

Na oportunidade, o secretário do Trabalho lembrou dos desafios da educação profissional e do compromisso do Governo com a qualificação de mão de obra em todo o Estado. Romanelli destacou, ainda, que apesar das dificuldades, a Educação é o caminho para a promoção da cidadania e do desenvolvimento. “Não desistam! Aproveitem esse conhecimento obtido e busquem mais conhecimento ainda para, dessa forma, vocês ingressarem no mercado de trabalho, pois esse é um grande momento para a vida de cada um e de cada uma de vocês”, incentiva.

O prefeito Dartagnan Calixto Fraiz lembrou da importância do apoio do Governo do Estado, em parceria com a União, na qualificação de trabalhadores, não somente de Ribeirão do Pinhal, como de todo o Norte Pioneiro. “Essa qualificação está mudando a realidade da nossa região, dando oportunidade para que todos os trabalhadores tenham condições de ingressar no concorrido mercado de trabalho. Sejam bem vindos ao novo mundo do mercado de trabalho”, comemora o prefeito.

Valorização — Os trabalhadores capacitados pelos programas de qualificação profissional do Governo Federal, em parceria com o Governo Estadual, por meio das secretarias do Trabalho e da Educação têm mudado a realidade de muitos jovens trabalhadores. A maioria dos trabalhadores qualificados, após a conclusão do curso, é encaminhada diretamente ao mercado de trabalho, além de aumentar a renda mensal daqueles que atuavam na informalidade ou já estavam empregados.

Esse é o caso, por exemplo, do jovem Fernando Barbosa, 28 anos, que foi qualificado para atuar na área de construção e reparos. Antes de se matricular no curso do Projovem Trabalhador em Ribeirão do Pinhal, ele fazia apenas bicos como servente de pedreiro para sustentar a família. “Assim que comecei o curso, fui convidado a trabalhar para uma empresa da cidade e agora eu tenho carteira de trabalho assinada como pedreiro”, comemora.

Ele destaca ainda que, além de garantir segurança no trabalho com o registro do trabalho na carteira profissional, também recebe 80% a mais do que antes de realizar o curso de qualificação profissional. “Eu recomendo a participação nesses cursos, pois é a oportunidade de se profissionalizar. A qualificação profissional facilita o acesso ao mercado de trabalho”, confirma o profissional.

A jovem Malany Mendes da Silva Leal, 24, trabalha em um Centro de Educação Infantil, mas nas horas vagas, atende as amigas com prestação de serviços pessoais. Por isso, ela optou por matricular-se no curso do Projovem Trabalhador, para se qualificar e atender melhor, com aumento da clientela. “Com a participação no curso, tive um aumento de 50% nos rendimentos extras, pois mais pessoas me procuram para que eu possa atendê-las. Foi uma oportunidade única e, quem não fez, perdeu essa oportunidade”, lamenta.

Malany faz questão de afirmar que os valores pessoais, como a amizade com alunos e professores conquistada durante o curso, é algo da qual vai guardar para a vida toda. “O curso me possibilitou não somente a qualificação profissional, mas a conquista de valores muito maiores e que, certamente, vão me acompanhar por toda a minha vida”, reafirma.

O casal Beatriz dos Santos Silvério, 19 e Edson Marcos Tertuliano de Souza, 26 participou junto da qualificação profissional executada pela SETS em Ribeirão do Pinhal. Edson foi qualificado em Madeira e Móveis. Já a esposa, Beatriz, frequentou o curso de Serviços Pessoais. “Já trabalhava na área, mas agora meu serviço foi aprimorado. Com isso, minha renda aumenta em 50%, além de me garantir a permanência no emprego”, explica Marcos.

Beatriz ainda vai mais longe. Ela garante que a renda dela dobrou depois do curso. “Eu sempre gostei de trabalhar com Serviços Pessoais, mas não tinha habilidade para isso e o curso me ajudou muito. Hoje, somente com a minha atividade, a minha renda extra dobrou. Se eu pudesse, faria o curso de novo”, confessa.

Para Diane Carla Andrade Rosa, 23, o grande incentivador a participar do curso foi o pai, Ivanildo Andrade Rosa, instrutor do curso de Madeira e Móveis, o mesmo frequentado por ela. “Foi uma ótima experiência. Eu trabalho com meu pai e foi ele quem me incentivou. Agora, juntos, estou ainda mais preparada para auxiliá-lo”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *