O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse quinta-feira, 13, que as ações anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) são importantes para prevenir casos de violência nas escolas do Paraná.
“É fundamental que alunos e professores tenham segurança para frequentar as aulas. Nas últimas semanas vimos episódios tristes, que nos indignaram, e não queremos que aconteçam no Paraná”, disse o deputado.
Segundo o governador, o Estado vai promover o aumento do patrulhamento policial nos colégios, treinar servidores e fazer videomonitoramento por meio do programa Olho Vivo.
Além disso, haverá um repasse de R$ 20 milhões para que os diretores das escolas da rede estadual invistam em equipamentos e na estrutura de segurança das unidades.
Ratinho Junior também afirmou que programa Escola Segura passará de 112 para 300 unidades, com foco naquelas que tenham histórico de violência, e que vai intensificar a implantação de Colégios Cívico-Militares (CCM).
Atualmente, o Paraná conta com 194 unidades com este modelo de ensino, além de 12 colégios do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (PECIM). A proposta chegar a 400 escolas.
SAÚDE MENTAL
Segundo Romanelli, é essencial ampliar a sensação de segurança na rede pública de ensino, mas alerta para a necessidade de cuidados com a saúde mental.
“A saúde mental precisa de atenção do Poder Público, em todas as suas instâncias. Está evidente que muita gente na nossa sociedade, principalmente os jovens, precisa reencontrar o equilíbrio e temos que olhar para este sério problema que atinge a todos nós”, ressaltou.