Norte Pioneiro e Noroeste se destacam no Prêmio Estadual de Microcrédito

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta quarta-feira, 16, o empenho e compromisso dos agentes de crédito de Sapopema e Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, e Querência do Norte e Loanda, no Noroeste, que foram finalistas do Prêmio Estadual de Microcrédito. O troféu foi entregue durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, promovido pela Fomento Paraná e Sebrae.

O evento teve participação mais de 350 agentes de crédito que atuam em Salas do Empreendedor, Agências do Trabalhador e outras estruturas municipais em todo o estado. “Os agentes de crédito são os atores principais do incentivo ao crescimento e geração de empregos nos municípios. Parabéns a quem, com seu trabalho, emprego e compromisso, ajuda a desenvolver o Paraná e a aquecer a economia dos pequenos municípios paranaenses”, disse Romanelli.

Sapopema obteve o segundo melhor desempenho entre as cidades com até 10 mil habitantes. Querência do Norte foi a terceira colocada entre as cidades que têm de 10 a 20 mil habitantes. Já entre os municípios com população acima de 20 mil e até 50 habitantes, Loanda ficou em segundo lugar e Cornélio Procópio em terceiro.

Romanelli, que já foi secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, lembra que atuou no fortalecimento das Agências do Trabalhador, com as melhorias de condições de atendimento dos agentes de crédito, para formalizar e liberar acesso a financiamento público a pequenos empreendedores paranaenses.

“Hoje o Paraná colhe o resultado de um trabalho sério e comprometido com a geração de emprego e renda. Sapopema, Querência do Norte, Loanda e Cornélio Procópio são cidades em que as ofertas de mão de obra são frequentes, justamente pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da Fomento Paraná, ao empreendedorismo local e à economia solidária”, reforça o deputado.

Prêmio — O Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2022 reconhece os municípios que se destacam na intermediação de operações e gestão da carteira de microcrédito.

Os finalistas são definidos através de um ranking com seis categorias, de acordo com o porte do município. Por meio dele, mede-se o desempenho dos agentes de crédito em quesitos como volume de novas operações, renegociação de contratos e gestão da carteira, uso do sistema FomentoNet e participação em qualificações ao longo do ano.

Em todo o Paraná, há pelo menos 420 pontos de atendimentos, espalhados em 320 cidades, com correspondentes credenciados e agentes de crédito.

Linha de Crédito — Romanelli confirmou ainda a liberação de uma linha de capital de giro para pequenos negócios, no valor de até R$ 50 mil, para atender especialmente MEIs e microempresas. “O prazo para pagamento pode ser de 36 ou 60 meses, com taxas atrativas”, lembra.

“A proposta é de liberar o acesso a esse crédito de forma rápida, ofertando capital de giro ao empreendedor, com juros baixos, prazos muito longos e garantia por meio de fundos de aval, sem a necessidade de avalista, o que facilita a obtenção dos recursos para os empresários paranaenses”, conclui.

O acesso à nova linha será feito por meio da rede de parceiros agentes de crédito e correspondentes em todo o estado e também pela plataforma digital da instituição, disponível no portal www.fomento.pr.gov.br.