A Associação Turística do Norte Pioneiro participou de estudo que posicionou a região como a segunda mais estruturada do Paraná, atrás apenas do litoral. “O Norte Pioneiro é o destino de turistas que querem aliar natureza e aventura com a prática de esportes radicais e aquáticos. E os investimentos feitos pelo Estado ressaltam ainda mais o potencial turístico da região”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) nesta quinta-feira, 12.
Para chegar a essa classificação, foram analisados dados do Ministério do Turismo, da Paraná Turismo e do Cadastur (sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo). O consultor João Gouveia César, do Coletivo Pratique Turismo Regional, explica que os dados mostram que a região avançou nos últimos anos, com os investimentos dos setores público e privado.
“O estudo analisou o desempenho de cada cidade no mapa nacional do turismo. Com isso, a região turística do Norte Pioneiro, formada por 16 cidades, ficou em segundo lugar no ranking em todo o Paraná”, disse João César.
Estudo — O especialista em turismo, Luiz Fernando Neves, acrescenta que o governo federal aplicou uma fórmula baseada no mercado hoteleiro e criou a categorização das cidades. Depois foram atribuídos pesos, que permitiram a criação do ranking das regiões turísticas do Paraná. A cada categoria – de A (5 pontos) a E (1 ponto), é atribuído um peso para posicionar o município no ranking. Ao final, soma-se os pontos acumulados por categoria e divide-se pelo número de municípios, determinando a posição no ranking, o que colocou o Norte Pioneiro como o segundo mais desenvolvido.
Os municípios foram agrupados conforme o desempenho econômico de cada um, considerando aspectos como quantidade de estabelecimentos e empregos em hotelaria, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos dos meios de hospedagem.
“A meta do estudo, no entanto, não é medir atratividade ou gerar competitividade, mas destacar o desempenho da economia do turismo nos municípios. Por isso, o Norte Pioneiro se destaca, com grandes empreendimentos que já foram ou estão sendo implantados e que geram e vão gerar milhares de empregos, impulsionados pelo Turismo”, acrescenta Romanelli.
Luiz Fernando Neves aponta que o importante é observar a forma como o Estado e as cidades pensam o turismo. “O setor é gerador de receitas e motor propulsor da economia e o impacto do turismo nas regiões impulsiona o desenvolvimento econômico local e regional”, resume.
Cadastur — Os dados levantados apontam que nos últimos cinco anos, o Cadastur registrou aumento de 100% para meios de hospedagem na região turística. Considerando o registro do número de empreendimentos na categoria bares e restaurantes, inscritos no sistema, o aumento chega a 160%. Vale lembrar que o registro dos empreendimentos dessa categoria no Cadastur é facultativo.
Um dos exemplos é o aumento do número de agências de turismo. Em 2015, apenas 17 estavam registradas no Cadastur. Em 2020 esse número subiu para 37. Já a quantidade de empreendimentos de hospedagem dobrou no mesmo período, passando de 12 em 2015 para 24 em 2020. No caso de restaurantes, cafeterias, bares e similares o aumento foi ainda maior. Em 2015 apenas três constavam no registro do cadastro. Em 2020, eram 18.
Para o presidente da Atunorpi, Welington Trautwein Bergamaschi, o Norte Pioneiro é uma região forte e consolidada. “Temos três produtos turísticos muito bem estruturados na região: a Rota do Rosário, a Rota do Café e a primeira Área Especial de Interesse Turístico do Brasil, a Angra Doce”, lembra.
Romanelli observa que em toda a região há investimentos, como Tayayá Resort e o DAJ, em Ribeirão Claro, a Ilha Bela, em Carlópolis, o Hotel Morro dos Anjos, em Bandeirantes e o Hard Rock Café, em Sertaneja. Ele também defende a criação de ciclorrotas e a implantação de ciclovias, para fomentar o turismo, incentivar a prática esportiva e aquecer a economia local.
“Juntos, esses empreendimentos vão criar empregos diretos e indiretos. São investimentos de empreendedores que reconhecem o potencial turístico do Norte Pioneiro e sabem que a região é um dos principais destinos dos turistas paranaenses e brasileiros, mas que também atrai visitantes de vários outros países. O Norte Pioneiro é a região com maior potencial de turismo no Paraná”, diz o deputado.