Tomazina, Sertaneja, Cambará e Figueira, cidades do Norte Pioneiro, inscreveram dez projetos para concorrer ao Prêmio Gestor Público Paraná, iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná com apoio da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e AMP (Associação dos Municípios do Paraná). No total, 187 projetos foram inscritos por 77 prefeituras.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destaca que o prêmio incentiva as boas práticas da gestão pública municipal. Para ele, esta é uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que servem de referência para gestores públicos de todo o país.
O tema deste ano é “Assistência Social – Amparar e Capacitar para Crescer”. Agora, os projetos serão analisados até 15 de setembro e classificados por uma comissão julgadora até 21 de outubro. A lista dos vencedores será divulgada em 22 de outubro e a entrega dos prêmios deve ocorrer em 21 de novembro.
Tomazina — Com cinco projetos inscritos, Tomazina é a cidade do Norte Pioneiro que mais inscreveu iniciativas para concorrer ao prêmio. Um dos projetos envolve o fortalecimento da atividade cafeeira por meio do associativismo e destaca o papel da mulher empreendedora e produtora de cafés especiais.
Outro projeto destaca a formação de atletas, com aproveitamento do potencial turístico das corredeiras que cortam a cidade e atraem turistas ao município. Já o projeto Transparência Fácil incentiva a participação do cidadão na administração pública, facilitando o acesso às informações.
A integração família/escola, outra iniciativa da prefeitura, aumenta a participação dos pais na educação dos filhos incentivando o ensino em tempo integral. Já o projeto Espaço Vida traz a importância do investimento em qualidade de vida, com a abertura de academias e criação de grupos terapêuticos e de pilates na terceira idade.
Sertaneja — O Pipa (Projeto Integrado de Proteção ao Adolescente, Projeto Social Espaço Infância), que oferta serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, é um dos projetos inscritos pela prefeitura de Sertaneja. O Pipa atende adolescentes de 12 a 17 anos da área urbana e do distrito de Paranagi, um dos principais pontos turísticos do Norte do Paraná.
O Projeto Social Espaço Infância que atende crianças de 6 a 11 anos, também inscrito, traz como proposta o fortalecimento da convivência e dos vínculos.
O terceiro projeto inscrito é a Padaria Comunitária Pão Para Todos, que recebeu apoio do deputado Romanelli, com a liberação de recursos de emenda parlamentar para ampliar o atendimento à famílias carentes de Sertaneja. O programa fornece pães e lanches saudáveis para usuários atendidos nos projetos sociais, alunos da rede municipal e trabalhadores na coleta de lixo.
Cambará – A cidade de Cambará inscreveu a criação do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos online. Com isso, a prefeitura faz atividades virtuais, para evitar contato entre os participantes, com realização de lives, rodas de conversa, grupos de whatsapp, visitas mensais, festividades, entrega de kits de alimentação e brindes.
O projeto Crochetando Histórias – Espalhando Amor atende 30 mulheres, com idades entre 40 e 70 anos, que apresentam traços de vulnerabilidade emocional. A proposta resgata as vivências de convivência e promove o inter-relacionamento e as habilidades já desenvolvidas pelas mulheres, criando um espaço de troca de afetos e de saúde mental.
Figueira — Já o projeto inscrito pela prefeitura de Figueira monitora a fiscalização e controle epidemiológico de zoonoses, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos e prevenção contra maus-tratos. Dos quatro municípios do Norte Pioneiro, Figueira é o único que participa pela primeira vez.
O projeto de Castração e Microchipagem de Animais de Pessoas de Baixa Renda de Figueira desenvolve, ainda, campanhas educativas sobre a posse responsável, com o objetivo de diminuir a população de animais de rua.