O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que os novos programas culturais lançados nesta terça-feira, 22, pelo governador Ratinho Junior (PSD) vão estimular a produção de arte em todas as regiões do Estado. Os programas estão na plataforma multimídia Paraná Cultura e a Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc, que vai contemplar 12 mil trabalhadores do setor em 2021.
“São ações inovadoras para democratizar, estimular e qualificar a produção cultural paranaense em todas as regiões. Iniciativas essenciais para apoiar uma das áreas que mais foi impactada pela pandemia do coronavírus”, disse Romanelli.
Ratinho Junior disse que as iniciativas dão um suporte a um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia. “Essa plataforma de streaming vai reunir a produção audiovisual do Estado, dando oportunidade a qualquer pessoa, dentro e fora do País, de acompanhar o que é produzido no Paraná por nossos produtores, cineastas, documentaristas e artistas paranaenses”, salientou.
Ações
Pela Bolsa Qualificação serão disponibilizadas vagas em cursos de qualificação no sistema de Ensino a Distância, por meio da (UEPG) Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a distribuição de vagas proporcional à população de cada região. A previsão é beneficiar 12 mil pessoas.
Cada contemplado receberá R$ 3 mil, divididos em três parcelas de R$ 1 mil, e deverá obrigatoriamente acompanhar as aulas de qualificação em políticas públicas de incentivo à Cultura. Já o Paraná Cultura é uma nova forma de exibição e compartilhamento da arte e da cultura produzida no Estado.
Os materiais ficam disponibilizados em uma plataforma multimídia criada pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura. São mais de mil vídeos de música, artes cênicas e cinema, além de livros e podcasts gratuitos para a população.