O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 15, o esforço da comunidade e servidores da educação de Arapoti, em preservar a memória da migração holandesa e incentivar a agricultura familiar. Para ele, com planejamento, Arapoti mostra que é possível garantir a sustentabilidade, sem comprometer a memória dos pioneiros que ajudaram a construir a cidade.
“Os holandeses têm uma importância histórica na construção da Arapoti moderna e promissora e é preciso manter essa memória viva. Da mesma forma, é importante promover o desenvolvimento local, com o incentivo à agricultura familiar, para que as construções do passado fortaleçam a economia e garantam sustentabilidade”, disse o deputado.
Agricultura familiar — O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com produtores do Programa de Agricultura Familiar, oferta frutas, verduras e legumes para os Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). O objetivo é complementar a alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino com alimentos saudáveis provenientes da agricultura familiar.
Quinzenalmente, os alimentos são distribuídos a uma entidade de educação infantil diferente. Na terceira distribuição feita pelo programa, realizada essa semana, o Cmei Santa Maria, na Vila Santo Antônio, foi beneficiado. Anteriormente, foram atendidas as escolas municipais Dezidério José Correia, no Conjunto Humaitá, e a Clotário Portugal, no Aratinga.
Museu do Imigrante — Outra ação importante em evidência é o projeto de reestruturação do Museu Imigrante Holandês. A Associação Parque Histórico de Arapoti criou um programa de Planejamento Estratégico para elaborar um diagnóstico a partir da missão e visão da instituição, definidas no início deste ano, quando o programa foi iniciado.
Com isso, explica Romanelli, foram avaliados 11 programas que o Museu Imigrante Holandês deve criar ou consolidar, nas áreas institucional, de gestão de pessoas, exposições, arquitetônica e urbanística, pesquisa, socioambiental, educativa e cultural, acervos, financiamento e fomento, segurança e comunicação.
As ações foram identificadas por meio da matriz Fofa (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), ferramenta utilizada na administração para elaborar o planejamento estratégico e identificar o que pode ser melhorado e implantado para conquistar o público. A ação faz parte do Projeto de Reestruturação do Museu Imigrante Holandês.
A Associação Parque Histórico de Arapoti foi fundada em 2004, quando deu início à implantação do Museu Imigrante Holandês. O espaço reúne acervo doado pela comunidade, que preserva e relembra a importância dos holandeses na colonização da cidade.