Amop pede a Bolsonaro que não aceite outorga no pedágio

Em outdoors espalhados por alguns dos mais estratégicos pontos de Foz do Iguaçu, localizados em ruas do itinerário cumprido pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (25), a Amop marcou posição contra a cobrança de outorga onerosa nas novas concessões de pedágio no Paraná.

A associação dos municípios do oeste – que reúne 54 cidades – esteve representada no evento, além do prefeito anfitrião, Chico Brasileiro, pelo prefeito de Pato Bragado e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden, o Mano, além do diretor geral da entidade, Vinícius Almeida.

A região já sofre com impactos causados pela aplicação do degrau tarifário nos preços de pedágio. Em um trecho de 51 quilômetros da BR-277, administrado pela EcoCataratas, o valor cobrado para veículos leves tem uma diferença de 32%. Na viagem de Cascavel a Foz do Iguaçu, o motorista paga R$ 12,9 em Céu Azul para trafegar pela pista simples. No trecho de pista dupla, o valor sobe para R$ 17 na praça de São Miguel do Iguaçu.

O presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli, afirma que com o degrau tarifário no novo modelo proposto pelo governo federal, o preço do pedágio vai, com os anos, ficar ainda mais caro do que se tem atualmente. “Nas praças de pedágio entre Céu Azul e São Miguel, uma com pista simples outra duplicada, o aumento é de 32%, e o que eles propõem é degrau tarifário de 40% em trechos que vierem a ser duplicados”.

Entre Foz do Iguaçu e Paranaguá, 70% do percurso da BR-277 ainda não tem pista dupla, demonstrando o tamanho da tarifa, em função do degrau tarifário, que pesará nos ombros da economia do Oeste, que está a 750 quilômetros do Porto de Paranaguá. O presidente da Coopavel diz que é contra o degrau tarifário porque há outros caminhos para buscar os recursos necessários a essas obras de aumento de capacidade de tráfego.

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