Criminosos utilizam tecnologia para cometer furtos e outros crimes

Criminosos tem se aproveitado das vantagens da tecnologia para aplica-las em golpes que variam de estelionato a furto. Recentemente, uma dupla foi presa por policiais militares paranaenses com apoio da PM de Ourinhos após utilizar máquinas de cartão para aplicar golpes.

Os estelionatários inventavam uma história de que o cartão havia sido clonado, inclusive, até simulavam uma central de atendimento para ludibriar as vítimas. Em seguida, um suposto funcionário do banco passava na residência para recolher o cartão.

Um dos envolvidos foi preso enquanto buscava o cartão de uma vítima em Santo Antônio da Platina e outro no momento em que se deslocava de ônibus para São Paulo. Em depoimento, eles confessaram à polícia ter aplicado os golpes em vários municípios paranaenses.

Em outro caso, desta vez em Arapoti, as vítimas relataram problemas no sistema de travamento automático das portas de seus veículos. Em dos casos, um empresário teria ido até um banco e, assim que chegou ao local, acionou o travamento do automóvel e entrou na instituição. Mas, assim que saiu, percebeu que o interior do automóvel estava revirado e deu falta de alguns pertences que foram furtados.

Uma segunda situação teria sido registrada em um mercado na mesma cidade. Assim que chegou no local, o proprietário de uma caminhonete tentou por diversas vezes ativar o travamento das portas e o alarme, o que não deu certo. Após várias tentativas, o veículo foi travado e, após realizar suas comprar e voltar à caminhonete o controle funcionou normalmente.

De acordo com as autoridades de segurança, trata-se de uma prática conhecida como “Golpe do Chapolin” onde os criminosos escolhem pontos estratégicos onde há rotatividade de automóveis e, utilizando de um aparelho eletrônico, fazem com que haja interferência no sinal do controle com a central de alarme ou travamento do carro.

Na grande maioria dos casos, as vítimas não percebem que o sistema de segurança do veículo não foi ativado e acabam seguindo com suas atividades e, com isso, os criminosos aproveitam para furtar objetos ou até mesmo o veículo.

A orientação e de que sempre os motoristas confiram se as portas estão realmente travadas após ativarem o sistema via controle. (Fonte: Voz do Povo de Arapoti)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *