Retomada do PDE é muito importante para o magistério, avalia Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta terça-feira, 30, que a retomada do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) é muito importante para o magistério estadual.

Projeto de lei do governador Ratinho Junior que propõe a volta do programa em 2022, com a utilização do sistema de ensino à distância, foi recebido ontem na Assembleia Legislativa.

“O programa parou em 2017 e já temos quase 30 mil professores aptos a iniciar esta formação. É fundamental a retomada e esperamos que a oferta do PDE chegue ao maior número possível de professores num curto espaço de tempo”, disse Romanelli.“A medida é um estímulo aos profissionais do magistério e essencial para valorizar toda a rede estadual de educação”.

Nova lei

Na mensagem enviada ao legislativo, o estado informa que pretende alterar critérios estabelecidos na lei 130/2010, que regulamenta o PDE. O texto também reforça a necessidade de mudança no sistema de ensino para reduzir despesas e gerar economicidade aos cofres públicos.

“Todas as atividades do programa serão a distância, exceto aquelas que serão na escola em que o professor atua, como a implementação do projeto”, explica o governo estadual.

“Com a alteração da lei será possível a realização do PDE, garantir a formação continuada, promover a promoção dos professores e, especialmente, contribuir com a melhoria da educação no Paraná”, diz o governo na justificativa do projeto de lei que tramitará em regime de urgência no legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *