O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu nesta sexta-feira, 24, que a vacinação contra a covid-19 deve ser obrigatória para todas as faixas etárias. Romanelli criticou o negacionismo do governo federal e medidas como a suspensão da imunização de adolescentes. “O Brasil tem que criar a obrigação da vacinação”, afirmou em entrevista para a rádio Graúna de Cornélio Procópio.
A imposição da vacina, argumenta Romanelli, evita que quem nega a imunização coloque em risco a própria vida e a de outras pessoas. “A vacina é um direito, mas também um dever de cada um na medida que temos que proteger a saúde de todos”, disse. “É preciso acabar com o negacionismo e com essa campanha antivacina”, reforçou.
“Espero que o governo federal pare de atrapalhar ainda mais o processo de combate a pandemia”, declarou Romanelli ao comemorar a retomada da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, após grande pressão da sociedade médica e científica. “Não podemos trabalhar contra a ciência”, alertou.
Paraná
O deputado disse que foi política a decisão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de proibir a vacina de adolescentes. “Felizmente houve reação da Anvisa, da sociedade brasileira de imunização e de outras entidades científicas. Até o comitê técnico do Ministério da Saúde ameaçou renunciar”, lembrou.
Romanelli elogiou o governo do Paraná, que mesmo com a indicação federal de suspender a vacina, manteve a programação de imunização desta faixa etária. “Os pais terão papel fundamental na decisão de vacinar os filhos e combater as fake news. O Paraná está recebendo 97 mil doses para imunizar adolescentes”, disse.
Cuidados
O deputado também alertou para a manutenção dos cuidados sanitários, em função da circulação da variante Delta do coronavírus. “Temos a redução de casos, internamentos e mortes. Mas ainda é preciso cautela para vencer esta fase tão difícil que estamos passando”, disse Romanelli.