O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu nesta quarta-feira, 26, em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, maior participação dos governos do Paraná e São Paulo no fomento ao turismo sustentável. Para ele, o setor é um dos principais responsáveis por inserir o Norte Pioneiro no Mapa Turístico do Brasil.
“Essa é uma luta que tenho travado há décadas, para que a região da Angra Doce receba investimentos em infraestrutura, esteja cada vez mais em destaque e preparada para receber visitantes do Paraná, do Brasil e até do exterior”, relembra o deputado, que representa o Norte Pioneiro no parlamento estadual e é líder do PSD na Assembleia Legislativa do Paraná.
Romanelli intermediou ainda a formalização de um termo de compromisso entre os dois Estados, para fomentar o turismo e confirmar investimentos no setor. Os secretários de Turismo Marcio Nunes, do Paraná, e Roberto Lucena, de São Paulo, assinaram um protocolo de intenções para o fomento e promoção da Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce.
A região, que forma um conjunto de empreendimento de turismo náutico e de aventura, é banhada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Xavante. No Paraná, a Angra Doce inclui os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.
Já as cidades paulistas que estão inseridas na região turística são Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina. A estimativa é de que Andirá e Santana do Itararé, no Paraná, também integrem o colegiado.
COMPROMISSO
Romanelli explica que o protocolo de cooperação prevê ações conjuntas para o desenvolvimento turístico da região. Com isso, segundo o deputado, o setor vai receber melhorias significativas, com mais qualidade na prestação dos serviços públicos, o que deve aumentar o fluxo de visitantes interestaduais, promover o crescimento econômico e gerar mais empregos.
“A proposta é unir ações e promover o intercâmbio de informações técnicas, para elaborar projetos que fomentem o turismo. Inclusive, com a participação efetiva da União para integrar, financiar e auxiliar na execução desses projetos”, explica Romanelli.
Para o secretário Márcio Nunes, a parceria com São Paulo reforça ainda mais o potencial turístico da região. “O Paraná possui mil quilômetros de praias de água doce com cenários deslumbrantes. E essa parceria reforça esse potencial, que deve ser explorado para atrair mais visitantes e promover o desenvolvimento”, afirma.
Já o secretário Roberto Lucena acredita que as medidas de curto, médio e longo prazo farão da região um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil.
“Para quem não conhece Angra Doce, trata-se de um paraíso, uma região maravilhosa que integra meio ambiente, sustentabilidade e atrativos turísticos extraordinários e que, em pouco tempo, será reconhecida em todo o país”, enfatiza.
SUSTENTABILIDADE
Romanelli acrescenta que o Norte Pioneiro é uma das regiões com maior potencial para o turismo sustentável do Paraná. Os roteiros incluem visitas e hospedagem em fazendas centenárias, atividades esportivas em montanhas e nas águas da represa Xavante, além de outras atrações que envolvem a agricultura familiar e destacam a culinária regional.
A região da Angra Doce tem recebido grandes empreendimentos turísticos, como o Tayayá Resort, o Hotel Pousada da Ilha e o Daj, em Ribeirão Claro. Há também a Ilha Bela, em Carlópolis, e o Balneário da Alemoa, em Siqueira Campos.
Ainda no Norte Pioneiro, há investimentos em Bandeirantes, com a construção do Morro dos Anjos Resort; e em Sertaneja e Primeiro de Maio, com a implantação do Hard Rock Hotel, um dos mais arrojados empreendimentos do setor.
“Há investimentos em Ribeirão Claro e Carlópolis, no ramo hoteleiro e esportes radicais; em Siqueira Campos e Bandeirantes, no Turismo Religioso; em Cornélio Procópio, com Turismo de Negócios e em vários municípios da região, com investimentos em infraestrutura urbana, transporte aéreo e rodoviário, gastronomia e até ciclovia”, conclui.