O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta sexta-feira, 14, que considera adequada a decisão do Governo do Paraná de manter em funcionamento os colégios cívico-militares, mesmo após a decisão do governo federal de encerrar o programa no País. Segundo ele, o Estado tem autonomia e uma legislação própria para dar sequência às atividades das unidades abertas em parceria com a União.
“Pelo que tenho acompanhado, as escolas cívico-militares têm dado um ótimo resultado. Há um grande aproveitamento de aprendizagem por parte dos alunos e melhores condições de trabalho para os educadores. A escola é um espaço democrático e de liberdade, mas a disciplina também conta. Todos têm que cumprir regras e obrigações. A educação é um tema que não pode ser objeto de um debate político-ideológico”, afirmou Romanelli em entrevista para a rádio Graúna de Cornélio Procópio.
Ele destaca que a descontinuidade da política pública do governo federal não deverá afetar as unidades que foram abertas no Paraná. “Os estados têm autonomia para manter seus colégios cívico-militares. Será necessária alguma adequação de práticas, mas aqui no Paraná temos regras claras para este tipo de colégio, e sempre deve haver uma opção diferente de escola pública na cidade. Sou favorável à manutenção dos colégios, respeitando as diversidades”, disse.
DIÁLOGO
O deputado cumpre agenda em cidades do Norte Pioneiro, onde fez reuniões com lideranças para debater demandas de vários municípios. Na quinta-feira, esteve em Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.
“Estamos sempre abertos a receber as reivindicações. A população espera que a gente possa atender as demandas locais e fazemos isso com diálogo. É desta forma que conseguiremos construir soluções”, afirmou Romanelli.