O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) comentou nesta quinta-feira, 29, a divulgação de novos dados do Censo Demográfico, que demonstrou que o Paraná tem a quinta maior população do Brasil e é o Estado mais populoso da região Sul. São 11,4 milhões de habitantes de acordo com as informações publicadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
Em entrevista para o apresentador Gildo Alves, da rádio FM 104 de Cornélio Procópio, Romanelli aponta que a atualização de informações demográficas é fundamental para planejar ações do Poder Público.

“O Censo proporciona a adequação de vetores das políticas públicas. Contribui para identificar necessidades, para racionalizar o uso do dinheiro público que é aplicado para levar mais qualidade de vida para as pessoas”, considerou o deputado.
Romanelli ressaltou que os dados do IBGE contribuem para as audiências regionais que estão sendo realizadas para tratar do Plano Plurianual (PPA) do Estado para o período de 2024 até 2027. O sexto encontro foi realizado em Cornélio Procópio, na quinta-feira (28).
“O PPA é um plano de política públicas de médio prazo que orienta os investimentos do governo. Estas audiências são inovadoras e estamos fazendo o povo opinar sobre onde vai ser aplicado o dinheiro público. É o PPA participativo”, disse.
Na avaliação do deputado, o evento do PPA foi muito bom, com a presença maciça de prefeitas, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de lideranças políticas, da sociedade civil e do setor produtivo.

“Tivemos a participação de aproximadamente 500 pessoas, de gente muito responsável, que tem preocupação em melhorar a vida das pessoas e está comprometida com o futuro das nossas cidades e da região”, afirmou. “Todos puderam contribuir com sugestões para o planejamento de ações do Estado”.
Para Romanelli, o maior desafio do Norte Pioneiro é avançar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que está em um patamar médio. “Para melhorar o IDH é necessário estímulo ao desenvolvimento econômico. Para isso, dependemos de melhor infraestrutura e da abertura de novas oportunidades de emprego”, observou o deputado ao elogiar a parceria feita com o secretário do Planejamento, Guto Silva, para levar o debate ao interior. “Juntos, estamos construindo o Paraná do futuro”.