O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 15, da reunião ordinária da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e destacou que o gestor público precisa demonstrar protagonismo para que suas cidades possam alcançar novas conquistas e investimentos.
Ele também ressaltou a importância das associações regionais de municípios para a realização de políticas públicas. Para Romanelli, a Amunorpi cumpre um papel fundamental de articulação política e institucional, com diversos mecanismos de governança que beneficiam a região.
“Mudou o perfil da atividade política. Não dá para esperar alguém vir te oferecer alguma coisa se não sabe o que você necessita. É preciso saber o que a gente quer, o que a população precisa, e ir atrás das soluções. É isso que podemos ver entre os prefeitos da nossa região”, afirmou Romanelli.
O deputado observou que neste ano o Governo do Estado está realizando uma ação inovadora, que é levar a discussão sobre o Plano Plurianual (PPA) para todas as regiões do Paraná.
A ação envolve a Secretaria do Planejamento e a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa. “O PPA serve como uma bússola. É um plano de médio prazo, com metas e objetivos, que orienta como será gasto o dinheiro público durante quatro anos”, explicou.
Romanelli observou que o orçamento do Estado para 2024 será de R$ 63,7 bilhões e para os próximos quatro anos a previsão é de R$ 270 bilhões. “Todos poderão contribuir na elaboração do planejamento dos investimentos públicos de médio prazo, sugerindo ações regionais que ajudem a transformar a vida das pessoas”, afirmou. Ele citou questões de infraestrutura, saúde, saneamento e geração de empregos como prioridades para o Norte Pioneiro.
PRESENÇAS
O encontro da Amunorpi teve a participação do secretário estadual do Desenvolvimento Social e da Família, Rogério Carboni, e de coordenadores regionais de atividades realizadas pelo Governo do Estado.
A associação reúne prefeitos de Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.