Orçamento público tem que estimular crescimento econômico, afirma Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta terça-feira, 18, que o orçamento público é essencial para estimular o crescimento econômico do Estado, com investimentos em obras e programas que contribuam para melhorar a vida da população.

A máquina pública tem que cumprir suas obrigações financeiras e ser um indutor do desenvolvimento socioeconômico”, defende Romanelli, que é presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, por onde tramitam os projetos de lei que tratam dos recursos do Estado.

Nas próximas semanas, os deputados que integram a comissão vão analisar o anteprojeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que foi entregue ao legislativo pelo secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e pelo secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior.

A comissão tem papel fundamental no processo de construção do orçamento público e, dentro das suas atribuições, vai colaborar para que os recursos cheguem onde é preciso e atendam às necessidades do povo paranaense”, afirmou Romanelli.

Até o final deste ano, a comissão também tem que aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 e o Plano Plurianual que vai valer no período de 2024 até 2027.

A LDO é o primeiro passo para a formatação do orçamento do Estado, pois define metas e objetivos para a aplicação das receitas que, para o ano que vem, foram estimadas em R$ 63,7 bilhões – um crescimento de 5% sobre os valores de 2023.

A maior despesa prevista para o próximo exercício é com pessoal, com projeção de R$ 37,4 bilhões para cobrir a folha de pagamento da estrutura pública estadual.

A LDO é uma carta de intenções e movimentações a serem realizadas em 2024, permitindo a participação de toda a sociedade”, destacou o secretário Garcia Junior.

Além do cumprimento das metas, estão contemplados recursos que garantam o crescimento do Estado em obras estruturantes, geração de empregos, programas sociais e parcerias com os municípios”, acrescentou o chefe da Casa Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *