A Assembleia Legislativa aprovou terça-feira, 11, projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que concede a utilidade pública estadual para a Federação Paranaense de Karatê com sede em Curitiba.
O projeto deve ser aprovado ainda em mais uma discussão e redação final e segue para sanção do governador Ratinho Junior (PSD).
“Com o reconhecimento da utilidade público, a federação poderá fazer convênios e receber recursos de órgãos públicos no Paraná”, aponta Romanelli.
O deputado afirma na justificativa do projeto que a federação – uma associação civil sem fins econômicos, de caráter desportivo educacional, cultural, social e recreativo – foi fundada em 1982 e tem por finalidade difundir, dirigir, orientar, supervisionar, controlar, coordenar e fiscalizar o ensino e a prática do karatê em todos os níveis no Paraná.
A federação também é responsável pelas concessões de graduações de faixas, classificações de árbitros e de instrutores, de acordo com as normas internacionais e regulamentos nacionais.
“Em todas as atividades, a federação cultiva os valores das artes maciais, como a sinceridade, o caráter, a persistência, o respeito e o autocontrole”.
Cabe ainda a federação organizar e implementar atividades desportivas voltadas ao estudo e à pratica do karatê, eventos educacional, recreativo, cultural, cívico, social e assistencial.
Todos os recursos de qualquer origem são aplicados na manutenção e desenvolvimento das atividades sociais, incremento das relações entre as filiadas associações filiadas e o incentivo ao intercâmbio.