O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou na sexta-feira, 10, Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo, a importância da prática de atividade física para a melhoria da saúde da população paranaense.
Segundo ele, a data é importante para conscientizar e alertar sobre os riscos à saúde provocados pelo sedentarismo. Romanelli observa que dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que mais de 20% da população mundial adulta e 80% dos adolescentes não praticam atividades físicas.
“Um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes são sedentários e não praticam atividades físicas com regularidade. É preciso criar mecanismos públicos que facilitem o acesso da população a atividades físicas, e de forma adequada e segura”, defende.
Ele lembra de leis que foram criadas na Assembleia Legislativa do Paraná para incentivar a prática esportiva e contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população.
“Criamos leis que incentivam o uso de bicicletas, como forma de incentivar o turismo e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde da população, facilitando o acesso a parques ambientais e o uso de ciclovias”, disse.
O deputado acrescenta que, de acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), no Paraná, em 2019, 40% dos adultos acima dos 18 anos foram considerados sedentários.
Entre os adolescentes de 13 a 17 anos, o percentual é de 3,8%, conforme a Pense (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar). “Para estes públicos, estimulamos a implantação de Academias ao Ar Livre, arenas multiuso, ciclovias e parques urbanos nos municípios”.
CICLOTURISMO
Romanelli é autor da lei 20.367, que cria o Circuito Cicloturístico do Norte Pioneiro, em coautoria do deputado Goura (PDT). Com a lei, sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD), o deputado contribui para a promoção e o incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico.
“É uma medida que beneficia 22 cidades da região, com recursos naturais que atraem milhares de visitantes anualmente, além da gastronomia regional, que é um atrativo à parte”, explica o deputado.
Segundo ele, o circuito cicloturístico valoriza a cultura e os atrativos naturais da região de Cornélio Procópio e municípios vizinhos. A rota também promove a melhoria da saúde e bem-estar por meio da promoção do lazer e da atividade física, o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e a movimentação da economia regional além de promover mobilidade e acessibilidade.
Romanelli também busca meios para a construção de uma ciclovia na PR-519 (Rodovia Tsuneto Matsubara), que liga Bandeirantes ao bairro Yara. O pedido já foi encaminhado ao DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), solicitando a implantação de um espaço exclusivo para bicicletas no trecho conhecido como “Rota dos Ciclistas”. “É um trecho muito utilizado por amantes do pedal”, explica.
PARQUES
O deputado contribuiu na implantação de dezenas de parques ambientais, arenas esportivas e centenas de academias ao ar livre em vários municípios do Paraná.
“O Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo é uma data importante, que nos alerta sobre os riscos à saúde provocados pela falta de prática regular de atividade física. Não sou atleta, mas diariamente venço o sedentarismo com a prática esportiva, como caminhada e pedalada”, exemplifica.
Regularmente, Romanelli troca o uso de automóvel pela bicicleta ou caminhada. “Muitas vezes, de casa ao meu gabinete na Assembleia Legislativa, o trajeto é feito só no sapatinho ou no pedal. Juntos, vamos combater o sedentarismo e garantir mais lugares para praticar esportes e melhorar a saúde dos paranaenses”, incentiva.