O empresário paranaense Francisco Simeão apresentou na sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira, 21, um novo projeto que abrange, num mesmo espaço, moradia de qualidade, fortalecimento da educação básica e programas de capacitação para que famílias carentes possam ter melhoria de renda.
“É mais uma ideia inovadora”, ressaltou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que assina, juntamente com o deputado Alexandre Curi (PSD), a proposição que permitiu a explanação feita pelo empresário. “Francisco Simeão não é apenas um empresário, é um empreendedor visionário. É um investidor preocupado em formar gerações mais preparadas para os desafios futuros”.
Simeão falou sobre um empreendimento denominado Residencial Ecoparque, que começará a ser erguido em Cascavel a partir de 2023. Trata-se de um projeto que prevê a construção de edifícios a partir de blocos de concreto pré-fabricados. Além da moradia, o conjunto abriga uma nova proposta de escola em tempo integral para crianças de 6 meses aos 14 anos e cursos de qualificação profissional para adultos.
Inovação – Segundo Simeão, a proposta de educação inclui disciplinas como política, cidadania e empreendedorismo, informática e inglês. Ele afirmou que a meta é alcançar média 8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Vai liberar as mães para trabalhar sabendo que suas crianças, em ótima escola, crescerão protegidas”, disse.
O empresário também pontuou o investimento na formação de trabalhadores para ampliar a renda das famílias. “Por falta de qualificação profissional, a produtividade do trabalhador brasileiro é sofrível e os salários muito baixos. Nossa determinação é motivar os trabalhadores. Isso já fizemos em nossos empreendimentos – seis indústrias que implantamos nos últimos 50 anos”, afirmou.
Parceria – Em seu pronunciamento, Simeão disse que há uma boa parceria com o governador Ratinho Junior (PSD) e pediu apoio dos parlamentares para acelerar a implantação da iniciativa em outros locais. “Não é um mero projeto empresarial visando o lucro. A ambição é muito maior. O que importa para todo o time envolvido, para mim e o meu sócio Luiz Bonacin, é o lucro da alma”, observou o empresário.
O projeto Nova Escola – Aumento de Renda – Habitações Sustentáveis de Qualidade está apoiado na primeira “fábrica de prédios” do Brasil, instalada em Cascavel. “É uma iniciativa que já tem recursos para ser implementada e que, na minha visão, precisa ter o apoio do legislativo e do Executivo para ser levada adiante no menor tempo possível”, defendeu Romanelli.