Colorado inicia construção do Centro do Autista

O prefeito Marcos Mello (União Brasil) anunciou nesta terça-feira, 26, durante a abertura da Semana da Agricultura Familiar, o início das obras de construção do Centro do Autista em Colorado. A obra do centro deve ser concluída até o final deste ano e vai atender aos portadores de TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Os serviços de terraplenagem estão em andamento. Marcos Mello lembra ainda que, por intermédio do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD),mais de R$ 650 mil foram destinados à implantação do programa de atendimento ao autista em Colorado.

“É um compromisso que assumimos com os familiares dos portadores de TEA, juntamente com o deputado Romanelli. Já demos início à obra, mas o atendimento aos autistas não para. Temos um programa de equoterapia, que está ajudando a melhorar e dar mais qualidade de vida ao autista”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Edinilse Ribeiro de Mello, destaca que a prefeitura atualizou o cadastro dos portadores com TEA que necessitam de atendimento especializado. “Identificamos mais de 100 pessoas nessa condição, o que justifica os investimentos na implantação de uma política de atendimento”.
“Prestamos um atendimento de qualidade, com ações que possam atender as demandas e necessidades dentro da realidade vivenciada no cotidiano”, completa.

Musicoterapia — Romanelli lembra que o Paraná avança na adoção de políticas de atendimento aos portadores de TEA. Ele é autor da Lei 20.658/2021, que cria o programa de incentivo à utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar de Pessoas com Deficiência, Síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista.

O deputado explica que o tratamento complementar poderá ser realizado nas dependências das instituições ou em outro espaço, sob a responsabilidade do profissional devidamente habilitado, em sessões que poderão ser individuais ou em grupo. O tratamento poderá passar por avaliações qualitativas periódicas, a fim de se aferir o desenvolvimento do paciente.

“Essa avaliação será necessária para identificar se o tratamento é realizado com objetivos terapêuticos individualizados. Esses objetivos serão traçados pelo terapeuta durante a avaliação inicial e no atendimento musicoterapêutico”, explica Romanelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *