Nova onda de covid na Europa é um alarme, diz Romanelli

“A nova onda de infecções pelo novo coronavírus em países europeus deve servir de alarme para nós brasileiros. É um alerta para reforçar que todos precisam manter os cuidados sanitários, como o uso de máscara e álcool gel, além de completar o ciclo de vacinas”, afirmou nesta sexta-feira, 19, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB).

A chegada do inverno na Europa ampliou o registro de casos de covid-19 e fez com que alguns governos adotassem medidas restritivas mais severas para evitar a propagação do vírus. Países como Áustria, Lituânia e Alemanha estão enfrentando um grande crescimento de internações, principalmente entre os não vacinados, e o indicador de óbitos por milhão de habitantes também aumentou.

Os três países atingiram coberturas vacinais maiores que a do Brasil, que já passa de 60%, mas a propagação do vírus segue bastante ativa. “Estão chamando esta fase de pandemia dos não vacinados, mas o fato concreto é que ela atinge a todos. Mesmo com a vacina, temos que seguir nos cuidando. A vacina protege e evita situações mais graves”, pondera.

O Boletim do Observatório Covid-19, divulgado na quarta-feira, 17, pela Fundação Oswaldo Cruz, destaca que a doença ainda representa um grande desafio para o mundo. Os pesquisadores também chamam a atenção para o abandono das ações preventivas no Brasil, especialmente o uso das máscaras e o relaxamento do distanciamento.

Na publicação da Fiocruz os especialistas citam que “definitivamente, a vacinação, descolada de outras recomendações não farmacológicas, não será suficiente para determinar o fim da pandemia”. “Temos que cuidar de nós e dos outros. Precisamos manter o uso da máscara e dos demais cuidados”, afirma Romanelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *