O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta quarta-feira, 20, que a UEL (Universidade Estadual de Londrina) é uma das maiores e mais importantes universidades do Brasil. “A UEL tem meio século. São cinco décadas dedicadas à formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Paraná e do Brasil. Por isso é uma das mais renomadas instituições de ensino superior do País, reconhecida pelos estudantes, professores e doutores em todo o território nacional”, disse.
O ex-presidente do Sindiprol/Aduel (Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região), Nilson Magagnin Filho, visitou o deputado e recebeu os cumprimentos pelos 50 anos da UEL. Professor há 28 anos, Magagnin contou sobre a experiência de uma vida compartilhada com os dois mil professores, quatro mil servidores e 20 mil estudantes.
“É uma honra integrar um colegiado de uma das mais respeitadas universidades públicas do País. São milhares de profissionais que se formam anualmente na UEL e que contribuem com a formação e inovação tecnológica, desenvolvendo produtos e serviços que são utilizados em várias partes do Brasil e do mundo”, disse o professor.
60 cursos – A UEL foi fundada em janeiro de 1973 e reconhecida em outubro de 1975 pelo decreto federal 69.224/78. Organizada em cinco faculdades, a instituição teve a gratuidade de seus cursos instaurada em 1984, transformando-se em autarquia estadual em 1995. A Universidade oferece mais de 60 cursos de graduação.
Os estudantes têm acesso a uma Biblioteca Central com um acervo de mais de sete mil títulos e 380 mil exemplares de periódicos. A Editora da UEL já publicou mais de 600 livros. Os alunos também contam com um Laboratório de Tecnologia Educacional e com a Agência de Inovação Tecnológica.
Outras atividades disponíveis e que ajudam na formação e no atendimento à comunidade são o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos e de Assuntos Socioeconômicos, a Casa de Cultura, a Clínica de Especialidades Infantis, a Clínica Odontológica Universitária, a Clínica Psicológica, o Colégio de Aplicação, a Fazenda Escola e o Laboratório de Medicamentos.
A UEL conta ainda com Museus, Rádio, TV, Hospital Universitário e Veterinário, que prestam atendimento a toda a comunidade regional. “Parabenizo o professor Nilson Magagnin Filho e, dessa forma, estendo meus cumprimentos a todos os professores, mestres, doutores, alunos e servidores da UEL, que ajudaram e ajudam a construir essa universidade que orgulha o Paraná. Parabéns, UEL: 50 anos! A festa é de todos os paranaenses”, disse Romanelli.