Regionalização do hospital de Loanda vai garantir atendimentos mais próximos, afirma Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) voltou a defender nesta sexta-feira, 15, a regionalização da Casa de Saúde e Maternidade Santa Catarina, de Loanda. Romanelli e o secretário da Saúde, Beto Preto se reuniram com a direção do hospital e com o prefeito de Loanda, José Maria Pereira Fernandes (Pros), para iniciar as tratativas de regionalização do hospital e de ampliação do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) aos 12 municípios da região.

“Estamos lutando para ampliar o atendimento do hospital e evitar a peregrinação de pacientes da região para outros centros médicos. É um processo em estudo há bastante tempo e que atende aos interesses de toda a região. Vamos garantir melhoria e agilidade no atendimento para salvar as vidas dos paranaenses”, reforça Romanelli.

Leitos

O deputado também anunciou a ampliação dos leitos de atendimento. Dos atuais 60 para mais de 120, e mais outros dez de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). “Vamos dobrar o número de leitos do hospital e reforçar o atendimento na UTI, com mais 10 novos leitos”, disse.

O secretário Beto Preto explicou que o processo de regionalização já foi iniciado com alteração documental do Hospital. “Já estamos formalizando a alteração da personalidade jurídica do hospital, que será transformado em associação filantrópica. O processo de regionalização fica cada vez mais concreto com os investimentos do Estado para a melhoria no atendimento aos pacientes dos 12 municípios que integram a região de Loanda”.

Salto de qualidade

O prefeito de Loanda disse que com a regionalização os pacientes das 12 cidades da microrregião terão atendimento em cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e ortopedia.

“Todos os prefeitos reforçam o pedido de regionalização, tornando os atendimentos em saúde da região mais próximos e ágeis, uma vez que essas cirurgias são realizadas em Paranavaí ou em hospitais mais distantes, o que gera custos e riscos no transporte”, avalia Zé Maria.

O prefeito Fran Boni, de Santa Cruz de Monte Castelo, que também preside o Comafen (Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná), acredita que o início dos atendimentos em Loanda deve acontecer ainda este ano.

“A regionalização do hospital vai transformar a região em referência em Saúde, para melhor atender a todos os 12 municípios. Mas, o mais importante, é a garantia de acesso rápido aos procedimentos cirúrgicos, que vai salvar a vida de muitos paranaenses”, salientou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *