Um requerimento do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) propondo o envio de Voto de Congratulações pelos 15 anos de fundação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) foi aprovado pela Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira, 28. A homenagem, sustenta o deputado, é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela instituição em favor da sociedade do Norte Pioneiro.
“A todos os professores, alunos, colaboradores, e em especial à reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, presto minhas sinceras homenagens pelo brilhante trabalho que a Uenp vem desenvolvendo na região Norte Pioneira e do Estado, trazendo qualidade de vida às pessoas por meio do acesso à educação de nível superior”, afirmou Romanelli no requerimento apresentado aos demais deputados.
A instituição tem atualmente 27 cursos de graduação presencial e dois de ensino à distância (EaD). São seis programas de mestrado e um doutorado, além de especializações com aulas presenciais e remotas. A UENP forma por ano cerca de 1.000 profissionais, da graduação à pós-graduação.
Histórico – A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) foi criada pela Lei nº 15.300, de 28 de setembro de 2006, e autorizada a funcionar pelo Decreto Estadual no 3.909/2008 com sede da reitoria em Jacarezinho e campi nas cidades de Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
A Uenp reuniu antigas instituições de ensino superior existentes na região: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (Faefija), Faculdade de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), Fundação Faculdades Luiz Meneghel (FFALM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop).