O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) registrou nesta terça-feira, 24, um agradecimento aos profissionais da saúde pelo grande trabalho realizado durante o mês de agosto para acelerar a vacinação dos paranaenses contra a covid-19. “Em pouco mais de três semanas, quatro milhões de doses foram aplicadas”, aponta.
Segundo o governo estadual, o Paraná registrou nesta terça 10 milhões de doses aplicadas, enquanto em 30 de julho eram 6 milhões de paranaenses imunizados com ao menos uma dose. “Quando tem vacina, o Paraná dá exemplo de organização e agilidade. Há esforço do Estado e dos municípios e um grande trabalho das equipes que estão lá na ponta, atendendo as pessoas”, avalia Romanelli.
De acordo com o vacinômetro do SUS (Sistema Único de Saúde), o Paraná já aplicou 7.017.431 de primeiras doses e 2.985.049 pessoas receberam as duas doses ou o imunizante de dose única (DU), completando a cobertura imunológica. Com isso, 84% dos paranaenses acima 18 anos ou mais receberam ao menos uma dose.
Variante Delta O deputado alerta para a necessidade de a população buscar a segunda dose e também para a orientação de infectologista de que idosos e profissionais de saúde devem receber uma dose de reforço. “A pandemia não acaba com a vacinação. A variante Delta é muito preocupante e todos devem se proteger. Além da vacina, temos que continuar a manter o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento. Não é hora de afrouxar”.