Queda na ocupação de UTIs reforça importância da vacina, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta terça-feira, 6, que a queda na ocupação de UTI exclusivas para pacientes da covid-19 demonstra a importância da vacina. Ele reforçou o apelo para que todos façam a imunização assim que estiver disponível.

“Felizmente houve redução de casos graves desde que a imunização começou. Fica evidente que muitas vidas poderiam ter sido poupadas se as vacinas tivessem chegado no tempo adequado e em número suficiente para alcançar todas as pessoas”, declarou Romanelli.

Segundo a Secretaria da Saúde, 89% dos leitos especializados estavam sendo usados na segunda-feira. É a menor taxa em quatro meses. De acordo com o governo estadual a taxa de ocupação de UTI ficou acima de 90% desde 21 de fevereiro, mesmo com o incremento de 800 novos leitos no período.

Hoje, dos 2.007 leitos disponíveis na rede hospitalar do Estado, 1.783 estão ocupados. A região Norte é a que apresenta índice mais baixo, com ocupação de 85%, seguida pelo Leste, com 88%, e do Noroeste, com 90%. O Oeste é a região que apresenta o índice mais alto, com 94% de ocupação.

“Com certeza, a vacinação já cumpre seu papel”, explica Vinicius Filipak, diretor de Gestão em Saúde da Secretaria. Para ele, há outros fatores que contribuem para a redução, como maior controle para evitar novas contaminações e o isolamento social. Segundo Filipak, as faixas etárias que foram mais imunizadas, como idosos e pessoas com comorbidades, já representam um percentual de internação muito menor que em períodos anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *