O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta segunda-feira, 5, que a população deve buscar a imunização contra a covid-19 assim que as vacinas estiverem disponíveis nos municípios. “Não tem outra forma de se proteger dos sintomas mais graves da infecção e evitar mortes”, afirmou.
Romanelli destaca a distribuição de um novo lote de vacinas pela Secretaria de Estado da Saúde, iniciada hoje. São 233.150 doses da Janssen e 133.380 da Pfizer/BioNTech que seguiram para as 22 regionais de saúde. “Certamente esse lote vai ajudar a ampliar a imunização por faixa etária. A vacina deve chegar às pessoas de 40 anos na maioria dos municípios”, destaca.
CUIDADOS
Segundo Romanelli, mesmo com a vacinação, as pessoas não devem abandonar os cuidados sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. “O vírus continua circulando. A vacina previne, mas não é um salvo conduto. Mesmo vacinada, a pessoa pode ser infectada, como aconteceu comigo”, afirmou.
Um dos efeitos da infecção, pontuou o deputado, são as sequelas da doença, mesmo em casos de menor gravidade. Para ele, muita gente curada ainda vai necessitar de cuidados médico-hospitalares. “O sistema de saúde deverá organizar um serviço especializado pois muita gente que teve covid-19 terá sequelas que precisarão ser tratadas”, entende Romanelli.