O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) fez um apelo nesta segunda-feira, 5, aos produtores rurais para que realizem a atualização cadastral de seus rebanhos. Segundo ele, a medida é necessária para que o Paraná sustente o status internacional de área livre da aftosa sem vacinação. “É uma postura em favor do Estado”, disse.
O prazo de cadastramento acabou no dia 30 de junho e até o momento 80% das propriedades fizeram a atualização cadastral. “É muito provável que os produtores que não refizeram o cadastro sejam autuados e paguem multas”, explica Romanelli. “Esse é o entendimento expresso pelo governo do Estado, que está valorizando os agricultores que cumpriram o prazo”.
BUSCA ATIVA
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) iniciou a busca ativa para localizar propriedades e entender o motivo dos atrasos. “Desde o início deixamos claro que nossa intenção não era aplicar penalidades, mas apelar para o bom senso, visto que o cadastro ajuda todos os paranaenses”, disse o presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.
Martins informa que, como não houve adesão total, a agência passa a cumprir uma fiscalização mais rigorosa. “Em cumprimento à legislação de defesa agropecuária e em respeito aos milhares de proprietários que cumpriram com o dever, os fiscais vão visitar as propriedades que não obedeceram ao prazo para que sejam autuados”, afirmou.