O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta quarta-feira, 29, o andamento dentro do cronograma das obras de duplicação da Rodovia Melo Peixoto (BR-369), no trecho entre Cornélio Procópio e Jataizinho.
As obras que estavam paralisadas foram retomadas pela concessionária Triunfo Econorte, que explora três praças de pedágio na região do Norte do Estado. (Jacarezinho, Jataizinho e Sertaneja).
“Se não tivéssemos pegado firme e brigado com a Econorte e com o DER, não estaríamos com a duplicação da rodovia. O que queremos é ver a obra pronta, duplicada”, disse o deputado. Romanelli vistoriou neste final de semana o andamento das obras, acompanhado do prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche (PSD).
A Econorte suspendeu as obras temporariamente, mas com a briga e a insistência do deputado, os trabalhos foram retomados e ganharam novo impulso. Em alguns trechos, inclusive, é possível trafegar nos dois sentidos.
Articulação
“Romanelli é o grande idealizador dessa luta e tem intercedido de maneira incansável para a sequência dos trabalhos onde estão sendo investidos mais de R$ 200 milhões”, diz o prefeito.
“Há algum tempo, anunciamos a duplicação desse trecho. Muita gente não acreditou e hoje voltamos para mostrar que o sonho se transformou em realidade”, completa Hannouche.
Desde que a rodovia BR-369 foi pedagiada, a Triunfo Econorte assumiu o compromisso de realizar diversas obras no trecho entre as praças de Jacarezinho e Jataizinho.
A duplicação de Cornélio Procópio a Jataizinho se confirmou somente em fevereiro de 2018, com a assinatura da ordem de serviço e o início das obras.
Romanelli cobrou insistentemente o cumprimento do acordo contratual do Estado com a Econorte. Segundo, o deputado a obra segue em bom andamento e perfeitamente dentro do cronograma.
“Se a gente tem que pagar esse pedágio caro, pelo menos a Econorte tem de deixar uma obra de infraestrutura importante para Cornélio Procópio e região que é essa duplicação”.
Antecipada
O deputado lembra que o movimento de duplicação da rodovia começou em 2015, por meio de uma grande mobilização que envolveu diversos segmentos da sociedade da região de Cornélio Procópio. A duplicação da rodovia estava prevista para ser feita em 2021, mas foi antecipada.
Além da pista dupla, também serão construídas quatro novas pontes, quatro viadutos, dez retornos em nível e quatro correções geométricas de curvas, resolvendo os problemas das famosas “curva da telha” e “curva do bode”, que ficarão mais suaves.
A obra teve início na região de Cornélio Procópio, mas ao longo dos 34 quilômetros outras equipes realizaram trabalhos preliminares de limpeza, topografia e serviços de terraplenagem, além da adequação dos acessos já existentes e da sinalização e dos pontos de parada de ônibus.