Em Cornélio Procópio, Defensoria Pública começa a funcionar

Cornélio Procópio. Foto: Assessa/Associação Empregados da Sanepar

A Defensoria Pública do Paraná (DPPR) em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, iniciou o atendimento à população. A sede, localizada na Rua Massudi Amim, 165, no Centro, conta com dois defensores públicos e quatro servidores, entre eles psicólogos e assistentes jurídicos.

Esta é a primeira sede da DPPR em um município do Norte Pioneiro do Estado. A unidade atende também os municípios de Leópolis e Sertaneja. Além da unidade de Cornélio Procópio, também foram inauguradas neste ano as sedes de Apucarana, Campo Mourão e Francisco Beltrão.

“A Defensoria Pública é uma demanda de quase três décadas da população trabalhadora que não tem recurso para pagar advogado. Com o governador Beto Richa, esta necessidade foi atendida. Agora a assistência jurídica gratuita e de qualidade será levada para mais cidades do interior paranaense, além de Cornélio Procópio. Uma conquista a qual batalhamos muito e todo o Norte Pioneiro ganha com esta criação. Vamos nos empenhar para que outras cidades da região também possam ter acesso a defensoria pública”, disse Romanelli.

Os novos defensores vão reforçar o atendimento nas comarcas onde a instituição já atua e também estender a assistência jurídica gratuita para novos municípios. “Estamos estruturando a nossa Defensoria para que tenha cada vez mais condições de oferecer os serviços jurídicos que os cidadãos paranaenses mais precisam”, disse o governador Beto Richa.

Ampliação – Romanelli também destacou a ampliação em mais de 50% no quadro de defensores em todo o estado. Dos atuais 73 profissionais, o efetivo da Defensoria passou para 109 defensores. Eles vão atuar em 25 comarcas, que englobam mais de 60 cidades e distritos. Essas cidades concentram 56% da população do Estado – quase 6,3 milhões de habitantes, que dispõem de uma sede da Defensoria Pública nas suas comarcas.

“Com os ajustes promovidos no último ano, tivemos a possibilidade de suplementar o orçamento da Defensoria Pública e que esses novos servidores, aprovados no segundo concurso público, ingressassem na carreira”, pontuou Romanelli.“Hoje o Paraná tem a melhor defensoria pública do Brasil, elogiada por diversas esferas da Justiça”, concluiu.

Instituída pela Lei Complementar nº 55/1991, a Defensoria Pública começou a ser estruturada no início do primeiro governo Beto Richa. Até então, o Paraná e Santa Catarina eram os únicos estados brasileiros que não tinham defensorias.

Em 2015, atuando em 21 comarcas, a Defensoria Pública do Estado do Paraná realizou 53.781 atendimentos. Após a posse, os novos defensores públicos vão participar de um curso de formação, que deve durar cerca de duas semanas. Neste período, abre-se também a etapa de escolha da lotação dos cargos, ou seja, para se saber em qual sede o defensor vai trabalhar.

O critério obedece a ordem de classificação no concurso público – a prioridade para escolha da sede é para quem tem melhor classificação.

Serviço:

Sede da Defensoria Pública do Paraná em Cornélio Procópio

Telefone: (43) 3401-3419

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 as 17h30 (para agendar atendimento inicial – triagem).

Os atendimentos agendados são feitos às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 12h. Somente casos de urgência serão atendidos fora desse horário.

Atendimento de acompanhamento (processos em andamento e entrega de documentos): às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, por área: Criminal (às terças); Cível e Fazenda Pública (às quartas); Família e Infância e Juventude (às quintas).