O governador Beto Richa autorizou nesta terça-feira (1) a liberação de recurso no valor de R$ 145 mil para o município de Joaquim Távora, Norte Pioneiro do Paraná. Os recursos, articulados pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) e pelo prefeito Gelson Nassar, serão utilizados para obras de sinalização viária em mais 47 cidades paranaenses, no valor de R$ 8 milhões. Na solenidade realizada no Palácio Iguaçu foram assinadas
ordens de execução para obras de sinalização viária em mais 46 cidades paranaenses.
Richa declarou que as ações na área de trânsito demonstram, na prática, o compromisso do Governo do Estado com o municipalismo. “É mais uma área que o nosso governo cuida para garantir o desenvolvimento e o crescimento ordenado de nossos municípios”, ressaltou.
Segundo o prefeito Gelson Nassar, a verba será destinada para investimentos em sinalização de trânsito horizontais e verticais, o que permitirá uma maior segurança para a população. “Sabemos que uma via mal sinalizada, traz más consequências para quem precisa se locomover na cidade e região. Estamos muito gratos por mais essa conquista em parceria com nosso deputado Romanelli, junto ao governo do Estado”, disse.
Para Romanelli, líder do governo na Assembleia, essa liberação faz parte do processo de valorização dos pequenos municípios paranaenses. “Acidentes de trânsito são a causa de milhares de mortes no nosso país e no nosso Estado. Esses recursos são importantes para a segurança no trânsito, para prevenção de acidentes e para preservar vidas. É mais um avanço que conquistamos para Joaquim Távora e para vários municípios do interior”, afirmou.
Os convênios são firmados por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran) e as prefeituras. Os valores são provenientes da arrecadação de multas, depositados no Fundo de Reequipamento de Trânsito (Funrestran) e investidos em sinalização viária vertical, como a instalação de placas nas vias horizontal e horizontal, além das pinturas de faixas de pedestres, estacionamento e advertências.