O governador Beto Richa lançou nesta quinta-feira (28), em Jacarezinho, a pedra fundamental para início da obra da clínica de Odontologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). A obra marca o começo da construção do novo campus da Uenp. “É uma importante conquista para a população do Norte Pioneiro, uma obra que trará mais desenvolvimento social para a região”, disse Richa. A obra de 3,8 mil m² terá investimento de R$ 7 milhões.
Richa reforçou o compromisso com o Norte Pioneiro e destacou os investimentos em saúde, educação e segurança pública na região. “Estamos resgatando a dívida do governo estadual com o Norte Pioneiro, importante região que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico do Paraná.”
Cerca de 140 pacientes devem ser atendidos por semana, a partir de março de 2017, quando a clínica ficar pronta. Terá capacidade para realizar 280 procedimentos odontológicos e 520 exames, semanalmente. A partir de 2018 a capacidade de atendimento deve dobrar.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou que este é o maior investimento destinado à UENP, nos últimos anos. “Este é um importante investimento para a população do Norte Pioneiro e que demonstra todo o empenho do Governo do Estado em oferecer ensino de qualidade em todas as áreas, mas especialmente na área da saúde. Com uma clínica bem estruturada beneficiando não só a população com atendimento odontológico de qualidade e gratuito, além de refletir em benefícios para o curso de Odontologia da UENP”, afirmou o secretário.
A construção da clínica de Odontologia, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Fundo Estadual de Saúde, é o primeiro passo para a implantação do novo campus, em Jacarezinho. “Agradeço ao governador Beto Richa, ao secretário da Seti, João Carlos Gomes, e ao secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, por tornarem possível o investimento que realiza mais um sonho do Norte do Paraná e da UENP, e que reflete na melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse a reitora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.
A primeira turma do curso de Odontologia da UENP, com 40 alunos, iniciou em 2015. No vestibular deste ano o curso continuou entre os mais concorridos da instituição com a oferta de 40 vagas.
Fisioterapia – Está prevista para este ano, também, a construção de uma nova clínica de Fisioterapia de 1.700m² para a universidade. O investimento será de aproximadamente R$ 4,5 milhões e deverá triplicar a capacidade atual de atendimentos da clínica, chegando ao número semanal de 940 pessoas atendidas e 140 avaliações.
Com conclusão da construção do Complexo Clínico, os cursos de Odontologia e Fisioterapia deverão ser transferidos totalmente para o novo campus de Jacarezinho, até o ano de 2019.
Próximas etapas – Na sequência o novo campus da UENP terá outros investimentos do Governo do Estado para os equipamentos, mobiliários para a clínica e bibliografia. Um novo bloco de 1800 m² deve ser construído, com salas de aula, biblioteca e setores administrativos para os cursos de Odontologia e Fisioterapia.
Segurança – Na solenidade de lançamento da pedra fundamental, o governador Beto Richa anunciou a contratação de mais médicos e servidores para reforçar o atendimento no Instituto Médico Legal (IML) de Jacarezinho. Richa estava acompanhado do secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita. “É um reforço de pessoal importante para ajudar a melhorar a qualidade de atendimento da população. É nesse momento, de luto, que as famílias mais precisam de um atendimento mais humano, ágil e digno”, afirmou o secretário.