Aos poucos, a Santa Casa de Colombo voltará a atender plenamente. Na manhã desta segunda (23), após três anos e meio, período que envolveu diversos impasses judiciais, aconteceu o primeiro atendimento. A reabertura ocorreu graças a uma autorização, com aprovação do Ministério Público, que dá a permissão ao município de Colombo firmar convênios e, assim, reabrir a instituição, caso do realizado com o Governo do Paraná, que repassou R$ 1 milhão para a a equipação da Santa Casa.
A prefeita Beti Pavin, destacou a unidade de pessoas e entidades para que a Santa Casa de Colombo voltasse a funcionar. “Somente com esta união de forças entre o poder público, inciativa privada, a comunidade, muito trabalho e vontade, é que podemos devolver a Santa Casa para os colombenses”, concluiu.
Os atendimentos serão feitos em três etapas. Nesta primeira, serão realizados atendimentos ambulatoriais de clínica médica, Na segunda, realização de exames mais complexos e, por fim, a reabertura do pronto atendimento.
O fato de a Santa Casa ter sido interditada fez com que a instituição perdesse o status de hospital, o que deve ser recuperado com vistorias do Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM), conforme explica o Secretário da Saúde de Colombo, Fernando Aguilera. “Todo este processo já está sendo realizado. O deputado Romanelli já está tratando da questão para que o contrato com o Estado seja realizado”, pontuou.
Para o deputado Romanelli, a volta da Santa Casa de Colombo tem um significado imenso não só ao município, mas para todo a Região Metropolitana de Curitiba. “É muito gratificante ver este momento após meses de trabalho duro e que não para por aqui. Nós vamos continuar trabalhando para que a Santa Casa de Colombo se transforme numa entidade que seja referência em todo o Paraná”, disse o parlamentar.
Trabalho – Romanelli destacou o trabalho da prefeito Beti Pavin, do secretário Aguilera e dos vereadores Doliria Strapasson e João Marcos Berlese. “Foram parceiros fundamentais e sensíveis a esta demanda que não temos dúvida vai melhorar muito o atendimento à saúde na cidade”, frisou.
Da mesma forma, Romanelli agradeceu ao secretário estadual de Saúde, Michele Caputo, e ao governador Beto Richa pelo trabalho em prol da saúde em Colombo. “O secretário Caputo se empenhou pessoalmente na questão da reabetura, não deixando que questões pequenos pudessem atrapalhar. Já o governador Beto Richa garantiu que o governo do Paraná irá ajudar mensalmente a Santa Casa”, concluiu.