Norte Pioneiro ganha Centro de Distribuição de Alimentos

Convênio autorizando estudo de viabilidade econômica foi assinado por Romanelli e Ortigara; CDC será intalado em Bandeirantes

Os secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli e da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara assinaram nesta quinta-feira convênio para realizar estudo de viabilidade econômica visando a instalação de um Centro de Distribuição de Alimentos (CDC) em Bandeirantes. Embora o documento garanta recursos para contratação de empresa para elaboração do estudo, Ortigara garante que a unidade será construída em Bandeirantes para beneficiar todo o Norte Pioneiro.

Segundo Romanelli, a qualidade da produção olerícula de Bandeirantes, assim como de toda a região tem se destacado e é importante para a região a instalação de um CDC para facilitar a comercialização da produção e garantir maior rendimento ao produtor. “É o passo inicial da realização de um grande sonho, que é o de construir uma Ceasa regional ou seja qual o nome que for dado a essa unidade para atendimento ao produtor. O que importa é que é um grande investimento que o Governo do Paraná faz para garantir ao produtor uma comercialização segura, adequada aos novos e exigentes padrões do mercado de consumo”, explica Romanelli.

O prefeito Celso Silva disse que a produção de olerícolas no município está crescendo com o uso de tecnologia, o que tem atraído a atenção de grandes empresas, que surgem como potenciais parceiras de compras. “Por isso a instalação de uma unidade que facilite a distribuição e comercialização da produção do Norte Pioneiro é importante, não somente para Bandeirantes, como para toda a região”, destaca o prefeito.

Atualmente, cerca de 630 agricultores familiares de Bandeirantes são responsáveis pela produção de olirículas em 800 estufas, que garantem alto valor agregado. A expectativa é de que este tipo de prática agrícola aumente no município, gerando mai emprego e renda, uma vez que cada estufa gera entre um e dois empregos na área rural.

Para Romanelli, a instalação de um CDC garante a permanência do homem no campo e melhora a qualidade da produção em todo o município. “É uma grande oportunidade de fazer com que o desenvolvimento e a tecnologia cheguem à área rural, fortalecendo o setor e melhorando a vida do homem do campo”, comemora o secretário do Trabalho.

Romanelli e Ortigara seguiram em comitiva em visita a várias propriedades, onde o cultivo de legumes e verduras é feito por meio de estufas. Uma das visitas foi na Fazenda São João, onde há produção de tomate, pimentão e vários outro produtos olerícolas. Os irmãos João e Oscar Cravo estão investindo em plasticultura, melhorando a produção e garantindo comercialização com maior lucratividade e rapidez.

Oscar explica que, com o investimento gerando mais empregos, ao invés do trabalhador migrar para a área urbana, acaba acontecendo o contrário, com trabalhadores da área urbana sendo contratados para atuar na agricultura. “Hoje alguns funcionários trocaram a atividade na área urbana pela atuação no campo, que tem gerado muitos empregos”, explica João Cravo Neto.

Romanelli e Ortigara também visitaram a Vinícula La Dorni, a única empresa da América do Sul a produzir vinhos canônicos, que são isentos de álcool.

Segurança — Durante a visita que fez a Bandeirantes, o secretário do Trabalho e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli também fez a entrega de viaturas para as polícias Civil e Militar. O investimento garante mais segurança e melhora os índices de qualidade de vida da população. Romanelli também inaugurou obras na Delegacia de Polícia de Bandeirantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *