O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e deputado estadual Luiz Claudio Romanelli inaugurou no final da tarde desta quinta-feira, 19, o prédio que abriga a Agência do Trabalhador de Cambará. O novo imóvel pertence ao Governo do Paraná e foi cedido à SETS para prestar atendimento ao trabalhador, tanto na oferta de cursos e intermediação de mão de obra, quanto na prestação de serviços visando ao empreendedorismo e geração de emprego e renda.
Romanelli destacou a parceria do município com a SETS, visando o desenvolvimento local e sustentável, por meio da geração de emprego e da melhoria das condições de empregabilidade. “Cambará é um município industrializado e a parceria entre a SETS e Prefeitura garante que os trabalhadores sejam qualificados e preparados para ocupar as vagas que sempre estão disponíveis no município”, comenta Romanelli.
FORMATURA — Na inauguração da nova sede da Agência do Trabalhador de Cambará, o secretário do Trabalho também fez a entrega de certificados de conclusão de cursos a dez alunas que se qualificaram em Corte e Costura, em curso executado pelo Senai/PR, por meio do Plano Territorial de Qualificação, o Planteq. Romanelli também informou que, para 2014, vários cursos serão executados em todo o Paraná, por meio de parceria com os Governos Federal, Estadual e Municipais.
“Nós podemos demandar todos os cursos que nós precisamos. E mais: nós conseguimos aqui no Paraná, por causa da parceria com os governos federal e estadual, com as organizações do Sistema S [Senai, Senac, Senat e Senar] e do Instituto Federal do Paraná, fazer com que os cursos de qualificação profissional cheguem de fato ao trabalhador, na mais distante localidade”, anuncia o secretário do Trabalho.
Romanelli acrescenta que as mudanças recentes obtidas em todo o Estado com as ofertas de qualificação profissional são evidentes. “Antigamente, para se fazer um curso profissionalizante o aluno tinha de se deslocar para municípios maiores, onde tivesse uma instituição que executasse o curso. Hoje a instituição vai onde o aluno está, facilitando a qualificação e a inserção no mercado de trabalho”, comemora.
O prefeito de Cambará, João Mattar Olivato também enfatizou a importância da qualificação profissional para a melhoria da qualidade de vida da população local. “Parabéns a todas as alunas do curso de Corte e Costura. Usem essa importante ferramenta, que é o conhecimento, para colocar dentro da casa de vocês o sustento e o desejo de transformar o mundo à sua volta, por meio do trabalho, que é isso que todos temos de fazer. As mudanças que tanto almejamos, dependem de cada um de nós, do nosso trabalho e do nosso compromisso com a localidade onde vivemos”, conclui o prefeito de Cambará.
PLANTEQ — O Plano Territorial de Qualificação – Planteq faz parte de um acordo de cooperação técnica e financeira entre os governos estadual e federal. Ele oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial a pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social, como desempregados de longa duração, afrodescendentes, indiodescendentes, pessoas com deficiência e com mais de 40 anos de idade.
Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, em consonância com a Política Estadual de Trabalho e Renda, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, consequentemente, a pobreza da população.
A nova Agência do Trabalhador de Cambará recebeu as bênçãos do padre José Maria, que também comemorou, na mesma data, 15 anos de sacerdócio e dedicação à obra religiosa. A solenidade contou também com a participação do chefe regional da SETS, Dirceu Rodrigues, da gerente do Senai de Santo Antônio da Platina, Elizandra Maria Lauro Estefanuto, do presidente da Câmara Municipal, João Antonio Tinelli e dos vereadores Raffaello Frascati, Renato Rodrigues Ferreira e Walcir Joaquim, além de representantes da SETS, Senai, Prefeitura e familiares das alunas qualificadas.