Categorias
Sem categoria

Secretaria do Trabalho e Senat vão qualificar 180 trabalhadores

O secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, o presidente do Conselho Regional do Sest Senat do Paraná, Marco Antonio Gulin e o Presidente do Conselho Estadual do Trabalho e representante da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) Roberto Teixeira de Freitas, assinaram contrato para a execução de cursos de qualificação profissional do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeq. A assinatura aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) na Secretaria do Trabalho.

“Estamos promovendo o maior esforço na qualificação dos nossos trabalhadores para enfrentar a demanda do mercado de trabalho e superar as desigualdades sociais. O objetivo de aumentar o número de trabalhadores qualificados”, explica Romanelli.

Para Gulin, o investimento veio em um bom momento. “A carência de qualificação profissional no setor de transporte é muito grande. Temos mão de obra mas não temos qualificação. O Sest Senat possui uma boa estrutura no Estado e vai poder fazer a qualificação desses trabalhadores e assim aumentar a mão de obra qualificada nesse setor ”, destacou ele.

A partir do dia 16 de outubro, os municípios de Andirá; Bandeirantes; Nova América da Colina; Sertaneja; Guarapuava; Jacarezinho; Pato Branco; Ortigueira; Ponta Grossa e União da Vitória começam a qualificação profissional de 180 trabalhadores. Os cursos são na modalidade de Formação Inicial Continuada, com duração de 200 horas.

Os trabalhadores interessados em participar devem ir até a Agência do Trabalhador dos municípios mencionadas para fazer a inscrição.

Planteq — O Plano Territorial de Qualificação é uma parceria entre o governo estadual e federal que oferece, gratuitamente, cursos de formação inicial as pessoas vulneráveis economicamente e socialmente, com baixa escolaridade e sujeitas às mais diversas formas de discriminação social.

Financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Governo do Paraná, o Planteq contribui para a empregabilidade do trabalhador, reduzindo os níveis de desemprego e subemprego e, desta forma, a pobreza da população.

As ações do Planteq visam a contribuir com a promoção do direito dos trabalhadores à qualificação social e profissional, respeitando as especificidades locais e regionais, ao tempo em que estabelece uma articulação entre o trabalho, a educação e o desenvolvimento.