Categorias
Sem categoria

Educação pública do Paraná é modelo para o Brasil, diz Romanelli

O deputado Luiz Cláudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, disse nesta segunda-feira (26) que a lista dos aprovados no vestibular da UFPR mostra que a educação pública do Paraná é modelo para o Brasil. “Quase metade dos aprovados veio da rede estadual de ensino. Isso mesmo, são 2.083 estudantes de públicas estaduais entre os 4.314 aprovados. Isso dá 48% do total. Olha, num vestibular com mais de  39 mil inscritos, numa das universidades mais disputadas do Brasil, esse número não é pouca coisa”, apontou.

O resultado do vestibular na UFPR, reiterou Romanelli, prova que a escola pública do Paraná funciona. “Quando tem professores e professoras comprometidos, alunos dedicados, política pública séria, o resultado aparece. É motivo de orgulho para os estudantes, para suas famílias e para quem acredita que a educação é o principal caminho para mudar a vida das pessoas”, analisou.

A Universidade Federal do Paraná recebeu 39.565 inscritos no vestibular, o maior número em seis anos – 3.177 treineiros (8%) e 36.388 candidatos concorrendo efetivamente a uma vaga. Ao todo, são 5.313 vagas em 143 cursos. Houve um aumento de 7% em comparação com o ano anterior, superando os níveis pré-pandemia.

Universidades Estaduais
Em 2025/2026, mais de 30 mil estudantes da rede pública concorreram a vagas em universidades estaduais como UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro, Uenp e Unespar. “Temos ainda o programa  Aprova Paraná Universidades que destina 20% das vagas nas sete universidades estaduais para alunos que cursaram o ensino médio integralmente na rede estadual”, observou o deputado.

Na Prova Paraná Mais, realizada em novembro de 2025, os resultados foram divulgados em janeiro de 2026. Cerca de 72 mil estudantes participaram, concorrendo a mais de 3.700 vagas distribuídas em 440 cursos. “O Paraná é o único estado a ter sete universidades, onde majoritariamente as vagas são ocupadas por estudantes das escolas públicas”, destacou Romanelli

“Parabéns às professoras e professores, aos servidores da área da educação, a toda a equipe técnica e, claro, aos grandes responsáveis, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o secretário de Educação, Roni Miranda. O Paraná cada vez mais mostra que é modelo para o Brasil, é um modelo Paraná aplicado na educação”, completou.

Entre projetos, pesquisas, extensões nas comunidades e programas no ensino básico, o deputado destacou o programa Ganhando Mundo lançado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) em  2022. “Neste ano, dois mil estudantes da rede estadual foram selecionados para intercâmbio em cinco países. Este programa já levou 2.540 estudantes para intercâmbios no exterior. Com a edição deste ano serão 4.540 estudantes. O investimento pelo Estado chega a  R$ 403,5 milhões”, disse,

A rede estadual de educação do Paraná reúne quase 1 milhão de estudantes do ensino fundamental (anos finais), ensino médio e ensino técnico Profissionalizante. São 2,1 mil escolas regulares e especiais, presentes em todas as cidades do Estado.

(foto: Valdir Amaral/Alep)