O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta sexta-feira, 19, o aumento da produção da mandioca no Paraná e que no noroeste como a principal região produtora da raiz no estado. “A produção cresce 6% ao ano e na safra 2024/2025, o Paraná deve colher mais de 4,1 milhões de toneladas, o que mostra a força dos produtores do noroeste neste alimento que faz parte da mesa de uma grande parte das famílias brasileiras”, disse Romanelli no 4º Encontro de Mandiocultores em Terra Rica.
Romanelli cumprimentou o prefeito Agnaldo Costa (PP), o ex-prefeito Júlio Leite (PSD) e o vereador Rodrigo Liu Vieira PP) – representante do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) – pelo apoio aos produtores da mandioca na cidade. “Este apoio se traduz na importância deste evento que valoriza o trabalho dos produtores e fortalece a agricultura da região”, disse o deputado na abertura do encontro no Parque de Exposições José Rico.
“O IDR faz um trabalho importante junto com toda a equipe do instituto na qualificação da mandioca, reunindo especialistas, trazendo a troca de conhecimento e a atualização técnica seja no controle de pragas e doenças e na avaliação do mercado do produto e seus derivados”, disse Romanelli.
Terra Rica
O Paraná é um dos maiores produtores de mandioca do Brasil com 150 mil hectares plantados e líder nacional na produção para fins industriais. As regiões norte e noroeste são as principais produtoras, e a mandioca é um cultivo importante para a economia local, gerando um alto Valor Bruto de Produção (VBP).
A cidade de Terra Rica, com 16 mil habitantes, tem quatro empresas que beneficiam a mandioca produzindo a fécula e farinha, além de garantir o escoamento da produção. “Neste ano, a mandioca e os derivados foram incluídos na cesta básica nacional de alimentos com alíquota zero de tributos sobre o consumo, o que representa a importância da raiz principalmente para a agricultura familiar”, afirmou Romanelli.
“É sempre uma alegria ver de perto o empenho de quem produz e move a economia do Paraná. Temos aqui reunidos os vereadores e os produtores que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Terra Rica mostra, mais uma vez, a força da mandioca no Paraná”, completou.



