Categorias
Sem categoria

Cidades dos Campos Gerais são as que mais crescem no Paraná, diz Romanelli

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) destacou nesta quinta-feira, 4, em Ivaí, que os Campos Gerais é a região que mais cresce e se desenvolve de forma equilibrada e sustentável no Paraná. “O salto para 1,5 milhão de habitantes, segundo o IBGE, não se trata apenas de adensamento populacional. As 19 cidades dos Campos Gerais trazem novos investimentos privados, se industrializando, com mais empregos qualificados, um exemplo para todo o Paraná”, disse Romanelli na reunião dos prefeitos, secretários estaduais Hudson Teixeira (Segurança Pública) e Norberto Ortigara (Fazenda), parlamentares e lideranças da região.

“É sintomático que o governador Ratinho Júnior (PSD) escolheu os Campos Gerais para o lançamento do Plano de Transporte e Logística do Paraná. A região já é um hub logístico e precisa de boas rodovias para escoar a safra e a produção do leite e dos seus derivados como também todos os bens produzidos pelas cooperativas, indústrias, agroindústrias em franca expansão na AMCG”, completou o deputado.

Romanelli também destacou a organização da associação dos municípios – “a mais bem qualificada e estruturada no Paraná” -e pauta do encontro que debateu segurança pública, orçamento estadual, novas estratégias de investimentos e ainda o impacto do tarifaço dos EUA sobre os produtos brasileiros. “A AMCG tem uma agência de desenvolvimento, que engloba o turismo, incentiva a formação de consórcios nas principais áreas do serviço público como o Samu, além de levar ao debate ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente. Aliás, a região é um polo de educação superior”, afirmou.

“É preciso destacar a atuação da prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso (PSD), e da prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), que também preside a AMCG, pela condução dessa importante agenda coletiva. A união dos municípios é fundamental para garantir soluções práticas, sustentáveis e que tragam mais segurança e equilíbrio nas contas públicas para a população dos Campos Gerais”, completou Romanelli.

Infraestrutura
No encontro realizado em Ivaí, a prefeita Dayane Sovinski destacou a importância do diálogo direto com o Estado e a união regional. “A cada encontro, reforçamos a nossa capacidade de mobilização. Segurança pública, gestão fiscal e meio ambiente são desafios urgentes enfrentados pelas prefeituras”, disse.

Dayane Sovinski também destacou os R$ 541,5 milhões anunciados pelo Estado para a infraestrutura das cidades da AMCG.
Os recursos serão destinados a obras estruturantes: como pavimentação e infraestrutura urbana, que receberão a maior porção deste montante; e estradas rurais e maquinaria, principalmente para a área de infraestrutura rural, que deve auxiliar o produtor e a produção rural na região.

“Os Campos Gerais possuem um potencial enorme, são municípios muito bem desenvolvidos. Imbaú, por exemplo, mesmo sendo uma cidade pequena, mas estamos em um ponto estratégico para o escoamento da produção”, destacou ao apontar que a região vai atingir um patamar mais elevado na infraestrutura. “Serão abertos caminhos para a agricultura e a indústria para nossos municípios. Então, agora, é um começo de uma grande história da região”.

Mobilização
A presidente da AMCG e o prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PL), estarão em Brasília na próxima terça-feira (9), às 16h, em Brasília, em audiência com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (ministro de Desenvolvimento, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), onde apresentarão os impactos da tarifa de 50% imposta pelos EUA nas cidades da região.

Sloboda citou o caso de Jaguariaíva, onde a empresa BrasPine demitiu 400 funcionários. “Teremos uma mobilização em Brasília na próxima semana, junto com os demais municípios afetados pelo tarifaço, para mostrarmos ao governo federal tudo o que estamos sentindo, como queda de arrecadação, desemprego e redução da atividade econômica no comércio”, afirmou.

(com informações da AMCG)

(fotos: Ascom Deputado Romanelli)