O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 10, na Uenp em Bandeirantes, da abertura da Operação Rondon que reúne estudantes e professores das sete universidades estaduais no atendimento dos moradores do Norte Pioneiro com oficinas e ações de saúde, educação, cultura e meio ambiente.
“É um programa do governo Ratinho Junior que neste ano escolheu 15 cidades do Norte Pioneiro. São 286 estudantes e 74 professores em ações que prestam uma gama de serviços e atendimentos aos moradores da região”, explicou Romanelli.
“A Operação Rondon reúne do ensino, pesquisa e extensão formando cidadãos conscientes e inteirados com os desafios de cada cidade”, completou o deputado.
A extensão é organizada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e no ano passado atendeu mais 40 mil pessoas de 11 municípios do Centro-Sul Paraná. O secretário Aldo Bona e o reitor Fábio Antonio Néia Martini (Uenp) participaram da abertura da operação no Norte Pioneiro.
Universidades
No Norte Pioneiro, a operação segue até o dia 21 de julho e envolve ainda agentes universitários e abrange também oficinas de tecnologia e trabalho. “As prefeituras participam com apoio logístico e estrutura das secretarias municipais pertinentes a cada área”, destacou o deputado.
Nesta edição. a Operação Rondon as cidades de Bandeirantes, Barra do Jacaré, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Guapirama, Itambaracá, Leópolis, Joaquim Távora, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Quatiguá, Rancho Alegre, Santa Amélia e São Sebastião da Amoreira. “As cidades foram escolhidas conforme o IDH (índice de desenvolvimento humano) e as atividades priorizam as comunidades pobres e carentes”.
Participam da extensão, as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte (Uenp) e Unespar). O encerramento das atividades está previsto para 21 de julho, às 18h, com apresentação dos resultados alcançados e relatos de vivências dos participantes.
A Operação Rondon Paraná é similar ao Projeto Rondon, que acontece em todo o Brasil, coordenado pelo governo federal, por meio do Ministério da Defesa.
(foto: Ascom/Deputado Romanelli)


