Uma audiência pública bastante concorrida nesta quarta-feira, 28, em Cornélio Procópio, debateu o Plano Plurianual (PPA) do Paraná para o período de 2024 a 2027.
O encontro, uma parceria da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa e a Secretaria de Estadual de Planejamento, abre espaço para que lideranças políticas, representantes da sociedade civil organizada, da academia e do setor produtivo apresentem demandas regionais para o Governo do Estado.
“Nunca fizemos um debate tão democrático sobre o PPA, com a participação efetiva da sociedade e de lideranças regionais”, destacou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), presidente da Comissão de Orçamento.
“De forma inovadora, estamos abrindo espaço para que a população e gestores públicos contribuam na elaboração do plano de trabalho do Estado para os próximos anos. Estamos promovendo o orçamento participativo no Paraná”, acrescentou.
Segundo Romanelli, discutir regionalmente o PPA melhora a qualidade do planejamento do governo estadual. “Ou a gente faz uma gestão pública planejada, ou fica mais difícil governar”, ponderou.
“Temos que ter visão de curto, médio e longo prazo para a aplicação dos recursos públicos e para determinar para onde vai o Paraná. O PPA serve como bússola e como mapa. Porque, para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, reforçou.
O deputado apresentou as atividades do legislativo na elaboração das peças orçamentárias. Também pontou a necessidade do Estado e municípios observarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Ele falou sobre a nova economia que está surgindo a partir da transição energética, dos compromissos de empresas e governos com a sustentabilidade e destacou que um dos grandes desafios do Paraná é elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
ORIENTAÇÃO
O secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, reforçou a orientação do governador Ratinho Junior (PSD) de construir um planejamento de médio e longo prazo para o Paraná.
No encontro, ele e diretores da pasta abordaram programas como o Conecta399 e o Paraná Produtivo, que são mecanismos criados para apoiar os municípios e dar sustentação ao desenvolvimento socioeconômico estadual.
“O fundamental é que as audiências que estamos realizando ajudam a identificar as ações que são prioritárias na região. A partir disso nos cabe traduzir estas prioridades no orçamento do Estado. Isto é uma ação de planejamento”, ressaltou Guto Silva.
Ele explicou que as reuniões regionais vão ocorrer até fim de setembro em todas as regiões do Paraná. Até agora, as reuniões haviam sido realizadas em Francisco Beltrão, Pato Branco, Castro, Ponta Grossa e Telêmaco Borba.
PRESENÇA
A audiência realizada em Cornélio Procópio foi a sexta da série e contou com a presença do deputado Evandro Araújo (PSD), relator da Comissão de Orçamento, do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, da prefeita em exercício do município, Angélica Olchaneski, do presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PSD), além de administradores e vereadores de diversos municípios do Norte e Norte Pioneiro.