Parque Universitário da Uenp terá espaço para projetos de extensão

O deputado Luiz Cláudio Romanelli, líder do PSD na Assembleia Legislativa, destacou quarta-feira, 26, a instalação do espaço maker no Parque Universitário da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) que tem campi em Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.

“É um avanço e uma excelente proposta para o uso do parque universitário e que poderá servir para projetos que venham impactar positivamente em todas as áreas no Norte Pioneiro”, disse.

“Esta é a função de uma universidade pública, além de ser um polo de saber e de formação de uma cidadania crítica, deve estar inserida com uma série de projetos que venham encontrar soluções às demandas apresentadas não só pela comunidade acadêmica e como também das cidades da região”, completa.

O espaço marker, segundo nota da Uenp, será junto ao parque universitário, voltado ao desenvolvimento de protótipos de produtos, estruturado com computadores, impressora 3D e cortadora laser que podem ser usados ainda em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

EXEMPLOS

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, disse que o espaço será voltado às diversas áreas do conhecimento, não apenas a um curso específico.

“Um exemplo é que os cursos da área da saúde podem utilizar esse espaço para criações de peças, como próteses; os alunos da área da educação podem utilizar para criação de jogos didáticos que apliquem diversas metodologias de ensino. Há uma infinidade de possibilidades para todos os cursos da nossa Instituição”.

“Além disso, após a consolidação do espaço, ele será aberto para a comunidade, que poderá também pensar e produzir produtos utilizando os materiais e recursos dos quais a Universidade dispõe. O espaço atende a Universidade em todos os seus contextos, além de beneficiar a sociedade”, destaca Rui Elias.

A diretora da Agência de Inovação Tecnológica da Uenp, Mayra Gallo, afirma que os projetos de extensão tecnológica poderão ser impulsionados.

“O Espaço Maker abrigará alguns equipamentos adquiridos com recursos da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação, como a cortadora laser, o que deve impulsionar o desenvolvimento dos projetos de extensão tecnológica e, até mesmo, projetos de ensino e educação empreendedora dos docentes da nossa Universidade, visando à utilização do espaço”.

PARCEIROS

A Uenp faz parte do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI-NP), junto ao Instituto Federal do Paraná, Sebrae de Jacarezinho e outras instituições. Através dessa parceria, em 2023, a universidade participará do Projeto NP Maker, que ministra cursos de formação em robótica para professores da rede de educação básica.

“Neste ano, pela a Uenp ministrará o curso com o IFPR. O processo de formação abrigará, inclusive, o Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio. O curso está sendo preparado com aulas remotas e presenciais e atividades de monitoria para alunos que, inclusive, ocorrerão no Espaço Maker”, disse Mayra Gallo. (Com informações da Ascom/Uenp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *