Ponte em Porto São José trará novo impulso ao Noroeste do Paraná

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) comentou segunda-feira, 17, a homologação do contrato de elaboração do EVTEA (Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), mais um passo, diz ele, para a construção da ponte entre as de São Pedro do Paraná e Taquarussu (MS).

É grande a ansiedade dos moradores das duas cidades e do Noroeste, mas estamos cumprindo mais uma etapa para chegar a construção dessa ponte de dois quilômetros sobre o Rio Paraná que dará um novo impulso à economia e ao desenvolvimento das duas regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul”, afirma.

O potencial econômico das duas regiões, segundo Romanelli, é amplo e inclui desde a produção agrícola como o turismo, a pesca e os esportes náuticos.

É uma das regiões mais belas que conheço, o Porto São José é um destino importante, ideal para o lazer, o esporte e o turismo da natureza. A ponte, assim que construída, vai encurtar a distância entre a região centro-oeste, de grande expansão agrícola, e o Porto de Paranaguá”, disse.

O estudo será feito pela Prosul e a contratação de R$ 2,9 milhões será custeada pela Itaipu Binacional, o que consta no convênio entre os dois estados e a usina.

O EVTEA vai apontar vantagens, desvantagens, impulso no desenvolvimento socioeconômico da região, possíveis impactos ambientais, além das técnicas de engenharia a serem aplicadas para verificar de fato a viabilidade da obra.

O prazo para conclusão será de 18 meses, a contar após a emissão da ordem de serviço. A ponte será um importante ponto de interligação entre as regiões Sul e Centro-Oeste do País, um novo corredor logístico entre os dois estados, que são os maiores produtores agropecuários do Brasil.

A proposta também prevê no lado paranaense a restauração de 19,8 km da PR-577, incluindo a construção de um contorno em Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná.

Já no perímetro sul-mato-grossense serão implantados 30 km da rodovia MS-473, além de um viaduto de acesso em Taquarussu.

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