O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destacou nesta segunda-feira, 19, a autorização do governador Ratinho Júnior (PSD) para a oferta de três cursos de nível superior em Loanda, no Noroeste do Paraná. O documento assinado pelo governador permite a abertura de turmas para formar tecnólogos em Agroecologia, Gestão de Turismo e Gestão de Produção Industrial.
“Esta autorização consolida um trabalho conjunto que realizamos em parceria com os prefeitos e o Governo do Estado”, frisou Romanelli. “Os cursos atendem a uma demanda regional antiga e certamente contribuirão para o desenvolvimento econômico e social de todo o Noroeste paranaense”, afirmou o deputado na assinatura da autorização no Palácio Iguaçu.
Segundo Romanelli, os 12 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) serão atendidos. Cada curso terá 40 vagas e as graduações serão coordenadas pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná). As atividades serão realizadas na estrutura física da Facinor (Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná).
Ratinho Junior disse que a abertura dos cursos faz parte de uma estratégia desenhada em parceria com as prefeituras. “A Unespar, assim como as demais universidades estaduais, entendeu a necessidade de ofertar cursos que vão ao encontro da vocação regional”, disse. “Estes três cursos são o primeiro passo para expandir a presença cada vez maior da Unespar na região e a missão do Governo do Estado é incentivar cada vez mais essa presença local e a visão inovadora”.
Prefeitos – O presidente do Comafen e prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni (PSD), ressaltou que desde 2019, quando o governador Ratinho Junior tomou posse, houve abertura para o diálogo e a construção de uma solução para a abertura dos cursos. “Reunimos prefeitos e os deputados que representam a região para para levar a faculdade estadual e gratuita a nossa região, com sede em Loanda. Foi um trabalho que envolveu muitos agentes políticos e técnicos da área e que hoje se concretiza”, disse Boni.
O prefeito de Loanda, José Maria Fernandes (PSD), também destacou que o esforço conjunto permitiu mais este avanço para a região. “Há tempos que o consórcio vinha lutando para isso acontecer e sem dúvidas o olhar do governo Ratinho Junior para a nossa região vai beneficiar todos os municípios do Comafen. O curso de Gestão em Turismo, especialmente, vai beneficiar toda a região, que tem atraído muitos turistas por estar às margens do Rio Paraná”, informou.
De acordo com o superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino do Governo do Estado, Aldo Bona, as primeiras turmas que devem ser abertas são do curso de tecnólogo em Agroecologia, no segundo semestre de 2023, sendo os outros finalizados até o fim do ano. Ele disse que as graduações serão oferecidas por tempo determinado, conforme previsto na Lei 20.933/2021 – Lei Geral das Universidades (LGU).